BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

COMENTÁRIO POSTADO NO BLOG DO HIROSHI

Este comentário foi postado no blog do Hiroshi e diz respeito aos comentários feitos a postagem do blogueiro que menciona postagem feita pelo Puty em seu blog.

Caro Hiroshi,

Em entrevista recente ao jornalista Kennedy Alencar, o presidente Lula disse que uma das coisas que mais o impressionou em suas primeiras campanhas era a rejeição que as classes mais pobres tinham a sua candidatura. Hoje você vê só como é que é a popularidade de Lula nessas classes.
Faço essa referência para mostrar que aqui no Pará estamos vivendo situação parecida, muitas vezes é muito difícil para algumas pessoas compreender o que significa inverter as prioridades das ações do Estado. Prioridades essas que beneficiam os excluídos em detrimento aos "senhores do capital" que enriquecem as custas da miséria alheia.
É difícil para muita gente compreender que é possível romper com o padrão histórico na política brasileira de que pobre só é lembrado nas eleições.
Por outro lado, Hiroshi, construir um novo modelo de desenvolvimento para o Pará pressupõe também intervir na reorientação dos investimentos públicos não só em políticas públicas que sejam includentes, mas também, mudar o olhar do Estado em direção as regiões que nunca foram priorizadas pelo poder público.
É nesse cenário de resgate, que a região Sudeste/Sul do Pará por exemplo, aparece hoje como a região do estado que mais recebe investimentos públicos e privados, investimentos esses que vão mudar a sua história e que se reconheça, que se não fosse a Governadora esses investimentos não viriam para o Pará.
Na região Oeste, também está se vendo a "mão do estado", a Governadora teve coragem, por exemplo, de enfrentar o debate sobre a UHE de Belo Monte, sem paixões, impondo que os impactos a serem gerados serão compensados. Também lutou e conseguiu junto ao Presidente Lula, implementar a primeira universidade federal pública fora da capital de um estado da Região Norte.
A tarefa construir a mudança numa sociedade, impõe a necessidade de enfrentar grandes interesses econômicos e políticos, romper barreiras de preconceitos estabelecidos e fundamentalmente seguir em frente; avançar.
A mudança está no jovem empregado após capacitação profissional, na dona de casa que recebe a sua casa própria, na assertiva de velho amazônida. Força Companheiros !!

3 comentários:

  1. Amigo,
    Saúdo seu ingresso na blogosfera. Tens muito a contribuir, em razão de suas análises bem postas da realidade, sem "idealismos", tomado esse termo filosoficamente.
    Apenas tome cuidado com o nosso bom e velho português, língua pátria tão difícil de aprender, mas nada que uma boa revisão não resolva.
    Um grande abraço e sucesso

    Ronaldo Giusti - Marabá/PA

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu caro amigo Giusti, muito bom "vê-lo" por aqui. vou seguir seus conselhos, que aliáis são de quem já tem bastante experiência nesse negócio. Espero que possamos trocar muitas idéias, será sempre um prazer !! Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo Blog e pelas suas precisas colocacoes politicas Cid....gostei muito do que li,da forma como vc escreve e expoe suas ideias de maneira clara e objetiva.
    Uma adoravel surpresa!
    Parabéns,sucesso e felicidades!

    ResponderExcluir