BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 16 de março de 2010

20 anos do Plano Collor. Vinte anos que se foram !!

Há exatos 20 anos, o ex presidente Fernando Collor lançava o malfadado “Plano Collor”, tendo como o mais importante ajuste proposto o confisco da poupança. Essa medida visava combater a inflação através da restrição ao consumo das famílias. Ocorre que, ao optar pelo confisco, o governo retirou a liquidez do sistema econômico, tendo como conseqüência imediata o desequilíbrio da oferta de crédito no país, o que quase provocou uma quebradeira generalizada do sistema bancário brasileiro.
Lembro que naquela época nos morávamos na Av. 1º de Dezembro e uma vizinha nossa, havia vendido a sua casa, e isso me marcou porque perdi dois amigos nessa mudança, para aplicar o dinheiro numa operação bancária chamada de Overnight, que rendia, ilusoriamente claro, coisa de 100% ao mês. Ainda hoje consigo me lembrar do desespero daquela senhora contando para os vizinhos que “perdera” os seus rendimentos da venda da casa e que sua renda mensal mal poderia pagar o novo aluguel.
Em casa pouco sofremos, não tínhamos poupança a lamentar, pois como funcionário público o salário do meu pai era mais em forma de requisições, que eram vale compras que as associações de servidores dispunham através de convênio com fornecedores do que necessariamente dinheiro.
Lembro-me também de xingar muito o meu irmão, pois ele havia votado em Collor e, naquele período pra mim era como se ele fosse o verdadeiro, posto que a derrota de Lula na eleição de 89 foi traumática para nós, petistas. Também me lembro de ter sentido muita indignação por uma imagem da televisão que mostrava um encontro amoroso entre a então ministra Zélia Cardoso e o ministro Maurício Correa, desfilando numa charrete em Nova Yorque.
O tal “Plano” não durou muito, mas, as conturbações econômicas e políticas daquela época teriam grande influência em minha, pois, alguns anos mais tarde, lá estava eu entrando na faculdade de Economia.
O tempo é isso. Passa. Rápido por vezes. Ficam as lembranças e as experiências vividas. E lá se vão vinte anos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário