BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 16 de março de 2010

Falácia do PMDB sobre emprestétimo é pura estratégia de desgaste do governo. O Puty não tem nada a haver com isso!

Dizem por aí que em política nada é por acaso, toda vez que uma dificuldade é criada, é porque uma facilidade já está “precificada”.

Tem sido público a dificuldade que o governo do Pará vem tendo na tentativa de aprovar um empréstimo de R$ 366 milhões junto ao Governo Federal. Esse empréstimo na verdade é fruto de um acordo republicano, que tem como objetivo diminuir os efeitos negativos das medidas de desoneração fiscal adotadas pelo governo para combater os efeitos da crise econômica mundial, mas que gerou queda na arrecadação dos estados. Assim, com os empréstimos, os estados não teriam sua capacidade de investimento comprometida e as obras e ações em andamento não correriam o risco de serem interrompidas.

De acordo com as informações que saem na imprensa, todos os outros estados brasileiros já tiveram suas autorizações (compensação) aprovadas pelas suas respectivas assembléias legislativas. Restando apenas o Estado do Pará fazê-lo.

A recusa da autorização para que o estado contraia o empréstimo, se dá, principalmente, pela negativa do PMDB em votar o pedido. O fato é que o PMDB resolveu fazer dessa situação o seu principal arsenal político contra a Governadora Ana Júlia e esse oportunismo Já vem se prolongando por vários meses, tendo como principal prejudicada a população paraense.

Vale lembrar que, pegando carona nesse oportunismo, o povo do CNB/PT resolveu se apropriar desse episodio, tendo como foco em sua mira o Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, articulando, em conjunto com o PMDB a sua saída. Ocorre que o PMDB não tem nenhum compromisso com o governo, muito menos com o CNB, por isso acreditar que somente a mudança na Casa Civil seria suficiente para reverter o oportunismo do PMDB pode se transformar num preço muito alto a ser pago por essa turma (quem sabe até uma vaga no senado?).

Até agora o PMDB não tem dado demonstrações de que estaria disposto a votar o tal empréstimo, perdurando assim a indefinição quanto a sua aprovação na AL e tudo levando a crer que essa indefinição será adiada até que a sua verdadeira motivação seja satisfeita.

Portanto, fica muito evidente que a não aprovação do empréstimo até agora, longe de representar qualquer inabilidade do Secretário Puty, é fruto de uma estratégia partidária do PMDB de desgastar a governada Ana Júlia e que o atual Chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, pouco, ou nada poderá fazer sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário