BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Perguntar não ofende !!


Pesquisando na net sobre o cenário político na Bahia, que também tem como elemento central a disputa com o PMDB, do ministro Gedel, percebi que a dinâmica do processo eleitoral está muito parecida com a nossa aqui no Pará.
Inicialmente, o PT estava disposto a bancar, qualquer que fosse a coligação, a reeleição do governador Jaques Wagner e uma das vagas para o senado, já que na Bahia, o PT está recheado de figurões e só no partido tinham quatro ou cinco lideranças disputando a indicação. Ocorre que hoje, o PT está disposto a abrir mão da vaga ao senado para abrigar uma coligação mais ampla, entendendo ser prioritário para o partido a reeleição de Wagner. Assim, a coligação poderá abarcar o PMDB do ministro Gedel Vieira e o PR do senador Cézar Borges como candidatos a senadores, tornado a chapa praticamente imbatível já no 1º turno e, de quebra, exterminar o resquício do “Carlismo” que ainda resiste na Bahia.
No meu entendimento político, que é limitado, fico imaginando se essa solução também não poderia ser aplicada aqui no Pará. Se a prioridade é a reeleição do PT ao governo do estado, como na Bahia, poderíamos abrir mão da candidatura ao senado do Paulo Rocha, para compormos uma chapa com Jader pelo PMDB e Duciomar pelo PTB, trazendo ainda o PR que seria contemplado pela herança da Prefeitura de Belém.
Será que o altruísmo e responsabilidade do CNB com o partido chegariam a esse ponto? O que queremos mesmo é o governo, não é? A Unidade estaria disposta a permitir que o nosso novo líder da Casa Civil opere acordo?
Não sei, o que vocês acham?
Abaixo, uma matéria publicada na net sobre assunto:

http://bahiaempauta.com.br/2010/02/waldir-pires-na-terra-magazinept-da-bahia-precisa-ter-candidato-ao-senado/

Um comentário:

  1. Caro Cidade, novamente seu blog toca no assunto mais importante do processo eleitoral do pará. O Paulo Rocha e trupe estão olhando sempre para o proprio umbigo.A reeleição da Ana fica comprometida pelo objetivo pessoal dele de ser candidato a senador, alias intenção q ate o momento não decola, não sobe nas pesquisas. E o Jader condiciona a aliança ao fato de ser candidato prioritario do governo, ou seja sem candidatura de P. Rocha. Mas no entanto o Paulo manda as favas a responsabilidade de construir a governabilidade da Ana. Camaradas, olhem o exemplo da Bahia! A prioridade do PT deve ser a reeleição da Ana, depois não adianta chorarem o leite derramado e quererem culpar os outros pela dificuldade de construir o processo de reeleição.

    ResponderExcluir