BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 17 de março de 2010

PMDB: Paciência dos prefeitos com Jader está se esgotando!

Em recente reunião dos prefeitos eleitos do PMDB com o Dep. Federal Sobrancelhudo, ecoou em alto e bom som, o recado dado pelos prefeitos de que o PMDB, para lançar candidatura própria ao governo, somente se o “Dito cujo” o fizer. Ou seja, há muitos interesses em jogo, não só o seu.

O recado não foi em tom ameaçador à liderança do deputado, mas reflete na verdade o receio que os prefeitos estão sentindo de partirem, mais uma vez, numa canoa furada, tal qual ocorreu em 98, quando o partido saiu derrotado por Almir e quase foi exterminado do mapa político pela “máquina tucana”.

Com o PT no governo, o PMDB não tem do que reclamar, se recompôs enquanto força política, usufruindo das estruturas do governo, até hoje inclusive, e novamente ostenta a condição de maior partido do estado, com o maior número de prefeitos eleitos na ultima eleição. Isso porque o PT não disputa as mesmas lideranças políticas com o PMDB, abrindo espaço para o seu crescimento, independentemente da posição ora ocupada pelo PT.

Isto posto, o motivação da angústia dos prefeitos é compreensível, pois com um bom relacionamento com o governo, seus interesses estariam resguardados e, as condições políticas para a composição em 2012 também. Porque então partir para uma nova aventura?

Por outro lado, existe um “bolo” enorme a ser repartido, que são recursos previstos para serem repassados as prefeituras com a aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões do BNDES. Ou seja, é melhor um pássaro na mão do que dois voando. Todos sabem que a candidatura à reeleição da governadora Ana Júlia tem muita viabilidade eleitoral, seja pela condição de máquina ou ainda pela excepcional condição que se desenha na candidatura da ministra Dilma, em que pese os percalços que tenha de enfrentar. Sabem também, das dificuldades que uma eventual candidatura do “Sobracelhudo” teria, face a sua imagem bastante desgastada, inclusive a nível nacional.





Como já mencionado várias vezes neste blog, tenho insistido nas adversidades que teria uma candidatura do Dep. Jader Barbalho para um cargo executivo, já que uma candidatura majoritária é completamente diferente de uma candidatura proporcional. Assim, embora as pesquisas momentaneamente possam até ser favoráveis a Jader, na campanha eleitoral, o processo pode ser revertido.

Portanto, neste plano, nem tudo é o que parece ser de fato, enquanto alguns acham que Jader está em campanha aberta, arregimentando seus soldados, eu particularmente acho que ele esta fazendo sondagens, mandando recados, se valorizando, ganhando tempo e, principalmente, acalmando os seus impacientes e ávidos correligionários.

O que tiver de ser, será !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário