BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Coisas que temos conversado por aqui !!

Do blog Espaço Aberto:
1- Sobre Paulo Rocha
2- Sobre Jader Barbalho

Temos frequentemente abordado por aqui temas referente a política em nosso estado. Como todos que me conhecem sabem, e aos demais estou sempre avisando, que não tenho a pretensão de transformar esse espaço num blog jornalístico, mas sim de dar a minha opinião sobre fatos que julgo serem relevantes ou interessantes. Por isso mesmo costumo reproduzir matérias publicadas por blog,s que se destinam a esse fim. Quando li essas duas postagens do Espaço Aberto achei interessante comentar.

A primeira, sobre o companheiro Paulo Rocha, apesar de já ter escrito por aqui que essa seria uma possibilidade interessante para o governo, cada vez mais não acredito que isso poderá ocorrer. Quando trato do assunto, o faço mais no sentido de tirar um “sarro” com os companheiros do CNB, ou seja, de demonstrar as suas contradições, quando o assunto se refere aos interesses internos da tendência e não do PT.

Acho que uma “ordem” de desistência para o Paulo no apagar das luzes, é muito pouco provável porque representaria uma sacanagem sem tamanho, postura essa que jamais o Partido teria, por se tratar de uma das suas maiores lideranças. Se tal decisão tivesse de ser tomada, teria de ser antecipada e não adiada, posto que o Deputado Paulo Rocha, ao se lançar para o senado, abriu suas bases para outros candidatos e o recuo poderia ser traumático e comprometer a unidade do partido e de seu grupo, já que para o Paulo voltar a ser candidato a deputado federal, haveria necessariamente que ocorrer um grande deslocamento das demais candidaturas da Unidade na Luta que teriam que recuar também para atender a essa nova conjuntura, fato esse pouco provável de ocorrer de última hora. Portanto se tiver de acontecer tem que ser pra ontem.

Quanto á segunda, sobre Jader, se é verdade que ele não precisa do PT é verdade também que ele não tem certeza de sua auto suficiência, pois, se tivesse, não estaria “perdendo” tempo com a gente. A verdade é que, dependendo do olhar que se tenha, o PMDB, de fato, não precisa de ninguém, os outros é que precisam dele. Essa é uma condição aliais da qual o história do partido mostra que eles gostam de estar. O PMDB se profissionalizou em “vender” cenários, dificilmente apostam alto, o risco para eles deve ser muito bem mensurado.

A respeito da quebra de acordo, vejo isso como uma tentativa de Jader de tentar colocar no governo, e principalmente na DS, uma responsabilidade que não faz muito sentido, os espaços do PMDB foram todos estabelecidos desde o inicio do governo, a única mudança fora na saúde, mas aí a governadora tinha motivos de sobra para intervir, posto que essa importante área do governo estava fora de controle e isso poderia prejudicar demais o governo. De resto, o Jader nunca precisou de intermediários para tratar seus interesses no governo, sempre teve acesso direto a própria Ana, se for verdade o que ele diz, a responsabilidade é da própria governadora, que tem todas as prerrogativas para fazê-lo.

Acho sinceramente que o Jader está tentando fazer uma limpeza de área para o seu projeto de futuro. Pra mim ele já está pensando mais à frente e faz parte desse projeto garantir que não haverá quebra de “compromisso”, ou seja, que não haverá uma estrutura (de governo) pesadíssima contra a sua aposta para 2014, que todos já sabemos de quem se trata. Neste sentido, imagino que Jader deva estar tentando negociar eventuais estruturas de poder caso Dilma venha a ser eleita e ao mesmo tempo tentar garantir que as eventuais secretarias que venham a ser ocupadas pelo PMDB no segundo governo de Ana não sejam esvaziadas, assim teriam como fazer frente ao PT em 2014, quando certamente os dois partidos estarão em lados opostos.

É o que tem pra hoje! Bom final de semana para todos.Vamos beber !!

Um comentário: