BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Em defesa do Puty II

Postado como comentário, trago para cá, postagem de leitor do blog que repercute o post "Em defesa do Puty", por enterder estar bastante coerente e, de certa forma, reflete o que eu também podria ter escrito.

Do Leitor: 

Há muito tempo atrás, na década de 60, um radialista da Rádio Clube almoçava diariamente em um restaurante na Av. Pres. Vargas e mandava costumeiramente o garçon pendurar a sua conta. Depois de algum tempo o proprietário irritado mandou o garçon só servi-lo se previamente fizesse o pagamento da conta. O radialista pagou a conta e, ao final do almoço, chamou o garçon e disse “peça ao dono do restaurante para ouvir meu programa das 14 horas”. O locutor então divulgou o seguinte “está correndo um boato na cidade que o cozinheiro do restaurante “Florida” é tuberculoso. Sinceramente, eu não acredito!”. No dia seguinte voltou ao restaurante e foi servido sem que lhe fosse cobrado a conta antecipadamente. No mínimo isso foi uma extorsão, um crime, mas situações semelhantes a essa são comumente criadas pelos detentores de meios de comunicação, sem que nada lhes aconteça.

A propósito disso a divulgação de um factóide no Reporter Diário, após o Puty ter defendido o Governo dos ataques de Jader Barbalho e postado em seu blog um texto de José Carlos Lima, Pres. do PV, em que alerta o Ministério Publico para a ilegalidade no mandato de Parsival, é uma peça parecida com o boato do radialista, inventada para manchar a imagem do Puty e colocá-lo como adversário de Paulo Rocha.

Coerente com a sua afirmação, ao final de seu discurso na saída da Casa Civil, de que buscou sempre “defender, defender, defender o governo” e esta era uma tarefa do novo Secretário, e numa hora em que todos estavam calados, ouvindo quietinhos os ataques cotidianos do Diário, quando o Jader se manifestou em seu Jornal, batendo forte no governo, não teve dúvidas em sair em defesa do Governo. E o fez muito bem, com muita inteligência, refutando ponto a ponto.

Causa surpresa, no entanto, que tal boato, tenha sido ecoado no blog da Edilza Fontes, que é inteligente e muito vivida para ter a noção do que é uma armação, mas que facilitou a divulgação apoiando inclusive tal versão fraudulenta. Será que o ódio visceral faz as pessoas perderem a postura e a dignidade?

Puty é ético, inteligente e coerente. E mesmo que estivesse a frente da Casa Civil, que articula a política do Governo, não faria articulações que viessem prejudicar Paulo Rocha. Porém ele não está mais e quem está é o Everaldo Martins.

Por outro lado, a decisão do PT está tomada com Ana Júlia para o Governo, Paulo Rocha para o Senado, ficando reservadas as vagas de vice-governador e a outra de senador para a definição com os partidos aliados.

Sabemos que o Puty ou mesmo a DS não tem força para interferir no processo, uma vez que o CNB é majoritário e somente esse grupamento com interferência do Diretório Nacional poderia, eventualmente, vir a tomar a decisão de retirar Paulo Rocha da disputa ao senado, o que não é factível.

Assim, somente quem não quer ver a realidade ou os interessados na desarmonia do próprio PT, ou aqueles que não aceitam o emergente Claudio Puty como político, por temerem sua ascensão, é que continuarão criando esses boatos infundados, mas muito fáceis de serem desconstruídos.

3 comentários:

  1. Não há dúvidas de ser mais um "factoíde" do nosso deputado federal e dono do jornal. O pior é que se todas as chances se voltarem, no segundo turno, para a Ana Júlia (e eu tenho certeza que isso irá acontecer), o líder do PMDB se voltará novamente às bençãos governamentais para alocar sua curriola (os mesmos que imperram o desenvolvimento coletivo ante ganhos pessoais).
    Tenho certeza, também, que seu apoio será benvindo... Mas, "Deus" queira que a Senhora "Profa. Edilza" tome vergonha na cara, pegue seu banquinho e saia de mansinho, assim será "um bom começo". Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a postura política de Cláudio Puty em relação ao PMDB e seu morubixaba. Foi muito acertada a construção de uma base política/parlamentar alternativa, composta por partidos menores, ao contrário do que fez Charles Alcântara, que criou um Frakstein político chamado Grupo dos Oito.
    Mas, internamente, Cláudio Puty de assemelhou a Edilza Fontes, com práticas rasteiras na busca de espaço para se candidatar a Deputado Federal, cuja vítima foi Suely Oliveira, candidata natural à Câmara Federal, em razão do seu evidente capital político-eleitoral.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo,

    Conheço e respeito a trajetória da companheira Suely, mas, creditar ao Puty as práticas que possam ter comprometido a candidatura dele a federal é, no mínimo, um equívoco.
    Tu sabes tanto quanto eu que a eleição da Ana mudou as coisas internamente na DS e, queiramos ou não, isso redefiniu os papeis internamente, portanto não foi o Puty, mas a maioria do núcleo dirigente da tendência que optou por essa estratégia.
    Contudo, acho que mesmo assim, a DS sempre reconheceu a militância da Suely, posto que lhe entregou uma das principais secretarias do governo e a fez coordenar várias políticas públicas centrais da nossa gestão. A meu ver, a candidatura de Suely para deputada estadual não desmerece a sua história, pelo contrário, vai fortalecer ainda mais a companheira como uma liderança estadual, bem como colocar na AL uma militante da DS que terá papel fundamental na defesa das mudanças que estamos fazendo nesse estado.
    Por fim, acho que nossa estratégia será vitoriosa, temos uma chapa fortíssima para disputar a AL. Nossas candidaturas possuem muito respaldo social e certamente poderemos fazer dois ou até três deputados estaduais.

    ResponderExcluir