BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tá mais do que hora do PT olhar para fora !!

O blog Espaço Aberto traz hoje duas postagens que traduzem exatamente o momento de indefinição que estamos vivendo no cenário político local. Nelas o blog divulga eventuais números de sondagens eleitorais que foram feitas por um partido político e por uma entidade de classe.


As sondagens, não são pesquisas, posto que não foram registradas no Tribunal Eleitoral e portanto não estão sujeitas à informar suas metodologias. Isso faz muita diferença, como estamos verificando a nível nacional no “embate” metodológico (e ético) que estão travando os institutos Datafolha e Vox Populi.

De certo que essas sondagens são para consumo interno e vão ajudar a definir as posições futuras dos atores políticos do estado. Contudo, sem conhecer o seu teor metodológico, qualquer tentativa de indução não me parece ser muito válida neste momento.

O que me parece ser muito concreto é que o cenário está longe de ter uma definição, ou seja, mesmo com os números nas mãos, nenhuma ação mais efetiva está sendo feita, exceto pelo lançamento da pré candidatura do PTB ao governo, que se expõe uma cisão ou não no chamado bloco da “terceira via”, ainda sim, não é uma jogada definitiva, posto que o próprio partido advirta esperar pala decisão final do Dep. Jader Barbalho.

Quanto à vinda ou não de Jader para disputa do Governo, o que fica parecendo é que a sua postergação, dada toda sua expertise política, demonstra um receio incomum de quem pode ter muito a perder. Isso porque, qualquer candidatura que obtivesse os 42% informados pelo blog, a esta altura do jogo já estaria em franca ebulição e, não é isso que vemos. É possível que na sondagem do partido algo desagrade os planos ou cenários traçados pelo deputado, quem vai saber?

Por outro lado, para quem larga supostamente atrás nas pesquisas e ainda conta com a maior rejeição dentre os candidatos nominados, ninguém duvida da força que a governadora Ana Júlia terá no processo eleitoral, não vi até hoje ninguém divulgar eventuais cenários de disputa em segundo turno. Ademais também é fato que o governo vem melhorando sua aceitação em resposta a mudança na sua comunicação que também vem melhorando muito, sem falar no poder da máquina do governo, que todos sabemos que é decisiva numa eleição.

Portanto, ainda acredito no protagonismo da governadora Ana Júlia e do PT neste processo eleitoral, temos sim a oportunidade de determinar as próximas jogadas do tabuleiro, mas para isso é preciso que o próprio partido comece a entender o seu papel. Parece que ainda tem gente olhando para dentro, quando a disputa está fora.

Já está mais do que na hora do CNB, falar em alto e bom tom que o tal do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” agora será seguido à risca. Ou seja, embora as principais Tendências do CNB tenham “ensinado” à todos como é que se ganha mais espaço no governo, a chantagem tem que acabar. O momento agora é de garantir os avanços, continuar apostando nas mudanças estruturais que estamos fazendo e não permitir que as forças do atraso voltem.

Temos que concentrar nossos esforços, revejam o exemplo da Prefeitura de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário