BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Juros podem subir, mas não será o "fim do mundo"!

Ontem, o programa Conta Corrente da Globo News, entrevistou o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que entre outras coisas, quando perguntado sobre a possibilidade de aumento na taxa básica de juros, disse que não podia adiantar a decisão do comitê, entretanto lançou a seguinte afirmativa: “... o povo brasileiro não está preocupado com os juros, mas com a inflação”. Ou seja, a taxa SELIC vai subir.

A intervenção do entrevistador teve como foco, além da tentativa de um “furo” jornalístico, entender como o BC se comportará frente um eventual desgaste que essa medida poderia acarretar à candidatura de Dilma. De certo que a Autoridade Monetária do país tem mesmo que zelar pela estabilidade econômica, nem que pra isso medidas antipáticas tenham que ser usadas. E serão. A insistência do presidente Lula para que Meireles continuasse à frente do BC revela que a sua intenção é não permitir que o processo eleitoral comprometa a estabilidade e todos os avanços do seu governo.

A verdade é que o Brasil vem experimentando um dos seus melhores ciclos econômicos, com avanços substanciais na distribuição de renda e mobilidade social, programa de retomada dos investimentos públicos, ampliação do mercado consumidor interno, bases de política industrial e nova pactuação distributiva da riqueza nacional. Concretamente, hoje não é mais possível entender a política econômica de Lula como uma mera continuidade do Plano Real, de igual só mesmo o nome da moeda, pois, enquanto os tucanos apostaram na liberalização, o governo do PT reconstruiu o estado como indutor da política de desenvolvimento do país.

Contudo, o regime das “metas inflacionárias” ainda permanece sendo a variável determinante do modelo econômico, daí deriva a necessidade de ajustamento das demais variáveis econômicas. Ou seja, para perseguir a meta de inflação estabelecida em 4,5% p.p anuais, o governo se utilizará de todos os mecanismos possíveis, pois, nesse patamar, é possível para o país estabelecer um horizonte de planejamento que lhe permita crescer de forma sustentada.

É evidente porém, que de todos os instrumentos de política econômica possíveis, o que tem sido mais utilizado é o balizamento da taxa básica de juros, ou Taxa SELIC, por ter rápida repercussão na oferta monetária do país e consequentemente no crédito. Isso porque o nosso processo inflacionário hoje, está diretamente relacionado ao aumento do poder de compra das famílias e à expansão do mercado consumidor interno.

De acordo com as avaliações do Copom, a previsão inflacionária para 2010 já está em 5,2% p.p e para 2011 em 4,9% p.p acima portanto da meta.

Parte dessa elevação se deve ao conjunto de medidas ante crise que foram estabelecidas pelo governo Lula para minimizar os efeitos da crise mundial iniciada em setembro de 2008, quando o governo baixou pacotes de incentivos fiscais e financeiros para setores chaves da economia, não paralisou os investimentos públicos e ao mesmo tempo ampliou a oferta de crédito no país, não permitindo que a economia sofresse uma desaceleração muito brusca, recuperando os postos de trabalho perdidos no auge da crise e mantendo a confiança do consumidor na economia brasileira.

Para concluir, é importante que todos tenhamos em mente, que, o oportunismo dos tucanos, que certamente entoarão pomposos discursos em defesa do caos, não pode ser levado a sério. A elevação da taxa SELIC, que provavelmente irá ocorrer (as apostas são de que o patamar de elevação será de 0,5% p.p), será mais no sentido do BC retomar o controle e fazer com que as previsões voltem a ficar no centro da meta, isso é importante para que o país mostre que tem controle sobre a sua economia e que continuará avançando nas mudanças estruturais que o Brasil precisa.

Um comentário:

  1. camarada cidade Criamos a comunidade de pessoas e amigos e companheiros que votam no Puty no orkut segue o link:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=100375307

    contamos com a divulgação desta comunidade atraves deste Blog

    ResponderExcluir