BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como enganar incautos...

Mostrando que a vocação do PSDB é de engambelar as pessoas, a coluna Repórter 70 desta sexta-feira trás nota sobre como o ex Jatene conseguiu enganar um grupo de estudantes que se dispuzeram a ouví-lo.
Jatene, como de custume, manipulou números para tentar passar a idéia de que sua gestão fora excepcional se comparada a de outros gestores.

Na palestra, segundo coluna, Jatene lançou mão de um indicador que só ele valoriza, estabelecendo uma relação direta entre investimentos realizados e despesas no ano de 2006, quando na normalidade a relação estatística mais utilizada é a comparação de investimento em ralação ao PIB.

Mais como há matemáticas e matemáticas, o número a que se chega, pode evidenciar muitas coisas, dependendo do olhar que tenha. Por exemplo, num olhar mais aguçado, pode se induzir que neste ano, 2006, algo extraordinário pode ter ocorrido, como por exemplo, uma eleição. Daí porque o palestrante silenciou sobre os anos anteriores.

Ou seja, no sofisma de Jatene a qualidade da gestão pode mensurada somente nos anos eleitorais. Belo indicador ele criou !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário