BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Importância do Banco da Amazônia !!

O Banco da Amazônia é uma das instituições mais importantes da região. Responsável pelo maior volume do crédito de fomento aplicado na região, participou efetivamente da formação do Capital Bruto Amazônida.
Óntem, quando estava na academia, acabei interrompendo o treino para conversar com um amigo que é funcionário do Banco da Amazônia. Tivemos um longo papo a respeito da instituição, uma vez que sou consultor credenciado e portanto interessado direto no seu dia-a-dia.
Nessa conversa, dentre tantas coisas, faço destaque ao atual estágio que o Banco da Amazônia vem atravessando, que segundo nossa conclusão, tem haver com a implantação de várias mudanças que estão em andamento e que, infelizmente, não estão alcançando êxito.

Segundo esse funcionário, a atual gestão do banco está se esforçando para conduzí-lo para um perfil de atuação de mercado na qual a instituição não possui grande expertise, ou seja, na área do crédito comercial, que é muito focada na tecnologia e inovação de produtos, sendo que a sua tradição sempre foi no crédito de fomento. Como consequência da tentativa de mudança nesse perfil, com a promoção de tais mudanças, o banco tem encontrado algumas resistências, quer seja estrutural, principalmente tecnológica; de recursos humanos, com a mudança de filosofia; e até mesmo de mercado, já que a concorrência com os grandes bancos supõe maior agilidade de decisão, coisa que é muito difícil num banco pequeno, que precisa analisar melhor os riscos que venha a correr.
Em resumo, o clima na instituição não está favorável à atual gestão, na conversa, alguns dados que foram citados revelam o tamanho da dificuldade. Segundo esse funcionário, a performance do banco vem caindo de forma preocupante e já há quem acredite, sem motivo a meu ver, que isso pode estar no bojo de uma estratégia de incorporação pelo Banco do Brasil. Nada haver.
Contudo, de fato os números que tem sido alcançados pelo Banco da Amazônia não ajudam, pois apesar de manter a liderança do crédito de fomento, a participação que era próxima a 80% agora está reduzindo para algo em torno de 65%. Quanto a sua posição no ranking do Banco Central, o Banco da Amazônia já nem figura entre as 50 melhores posições, que antes ocupara. Disse ainda que ano passado cerca de R$ 1,7 bilhões deixaram de ser aplicados e, para finalizar, diz ele, o lucro do ano de 2009 caiu a 10% do valor atingido em 2008, o que está gerando grande insatisfação junto aos funcionários, já que o valor esperado da política de participação nos lucros será bastante atingido por esse resultado.
É preciso que a direção do banco dê uma resposta urgente a esses fatos, pois a instituição precisa de muito foco para cumprir sua missão e continuar ajudando a desenvolver nossa região. Não se pode abrir mão da importância desse instrumento, o Banco da Amazônia deve estar sempre forte e para isso é preciso que seus funcionários estejam engajados em sua defesa e principalmente no seu objetivo. Ouví-los já poderia ser um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário