BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Condomínio Rio das Pedras: Um novo alento para os compradores!!

Ontem, dia 16 de setembro, dois fatos ocorreram em relação ao empreendimento Rio das Pedras, da construtora Villa Del Rey, o qual sou um dos “tristes” proprietários que, até então, conviviam com a angústia e o risco de ter o seu sonho da “casa própria” enterrado pela situação econômica pré-falimentar da dita construtora. Isso porque a Villa Del Rey teve o seu pedido de concordata judicial acatado em julho deste ano.


Como milhares de clientes, convivi com a incerteza e o medo de ver meus sonhos transformados em números de protocolo na morosa justiça brasileira.

Ocorre que, em momento de desespero, resolvi protestar isoladamente neste blog e escrevi o post entitulado Coveiros do Sonho da Casa Própria, para minha surpresa (nem tanto assim), vários outros compradores de apartamentos do Rio das Pedras começaram a se manifestar através dos comentários. Daí a pouco, os contatos virtuais se transformaram em contatos diretos que resultaram na realização de uma reunião, a cerca de um mês atrás, tendo como deliberação a construção de uma nova reunião, que seria mobilizada, inclusive, com o uso de editais de convocação em jornais de grande circulação da cidade.

Os editais foram publicados por duas semanas consecutivas, fazendo o chamado para uma reunião que ocorreria, e ocorreu, as 19 h do dia 16/09, com o intuito de formar uma comissão de compradores para atuar junto a construtora na defesa dos nossos interesses.

Ocorre que, coincidentemente, também para o dia 16 eu recebi um chamado da empresa para comparecer na empresa para tratar de assuntos referentes ao empreendimento.

Pois bem, na empresa fomos, eu e minha esposa, recebidos por um representante da Villa Del Rey e um representante da instituição financeira que financiou a construtora, no caso o Banco Real, hoje Santander. Na ocasião nos foi esclarecido o seguinte:

1- Que o empreendimento Rio das Pedras estava sob o regime legal conhecido como Patrimônio de Afetação, que na prática significa que o imóvel onde está sendo implantado o condomínio fica apartado do patrimônio geral da empresa, ou seja, no caso uma eventual falência, este bem não poderá ser utilizado para quitação das dívidas da construtora com os seus credores;

2- Que o Banco Santander havia renegociado com a empresa o financiamento concedido e que, em troca teria feito um novo aporte de recursos para que empresa possa concluir e entregar o empreendimento;

3- Por conta desse (des)ajuste financeiro foi elaborado um novo cronograma de execução das obras, alongando a previsão de entrega do condomínio para o final de outubro de 2011.

À noite, já na reunião dos compradores, foi dado esse informe. O que se viu foi um misto de decepção e esperança. Decepção por saber que só daqui a um ano, outubro de 2011, teremos nas mãos o empreendimento que nos fora prometido para março de 2010, já a esperança ficou por conta do alento de sabermos, se é que podemos acreditar de novo, que a empresa cumprirá o seu compromisso de entregar nossas moradias.

Na reunião ficou deliberada a formação de uma comissão de representantes com a participação de 10 proprietários, que terão como tarefa inicial o seguinte:

1- Acompanhar o andamento do cronograma físico-financeiro do empreendimento, para evitar novos atrasos e fiscalizar a sua execução, para que não haja prejuízos com a diminuição da qualidade dos materiais a serem incorporados na obra;

2- Negociar com a construtora a suspensão imediata da correção do saldo devedor referente ao pagamento das chaves, ou parcela de entrega, já que quem descumpriu o contrato não foram os compradores e sim a empresa;

3- Negociar também com a empresa, uma forma de reparo das perdas decorrentes do atraso na entrega, principalmente pelo fato de que as torres serão entregues sem a finalização das estruturas do condomínio, que só serão entregue no final da obra em outubro de 2011.

Portanto, essa é situação de momento: esperar e torcer para que dessa vez a empresa cumpra com a sua obrigação.

Infelizmente essa é uma triste história que se repete cotidianamente com milhares de trabalhadores e trabalhadoras que ficam completamente desprotegidos da má fé de maus empresários que estão pouco se lixando para os direitos dos consumidores.

Agora é lutar ...

10 comentários:

  1. égua Cidade...boa sorte nesta tua "briga" para garantir teus direitos de ter tua casa própria.

    ResponderExcluir
  2. Sou propietário também de um apartamento no rio das pedras e gostaria de participar de proximas reunioes de propietários e tentar colaborar com esse trabalho de fiscalização.

    ResponderExcluir
  3. Ei Vicente meu nome é Márcio, acho que nos conhecemos, pela foto te reconhecí, estudei no Santa Rosa acho que vc também, estou na mesma só que meu imóvel é no Cidade Jardim 2, poxa anote meus contatos e vamos nos comunicar:
    Márcio Quintairos Lopes
    9146-7744
    maqlopes@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vc tem alguma informação sobre a situação do condomínio Cidade Jardim II?

    ResponderExcluir
  5. Vicente meu nome e Clovis e Rb fiz aquisição de um imóvel no Rio das Pedras, gostaria de participar deste grupo de moradores e participar das reuniões vou deixar meu email para contato, aguardo contatos obrigado Clovis email bonasaude@Yahoo.com.Br.

    ResponderExcluir
  6. Vicente me chamo Carla e também comprei um o empreendimento no Vila Veneza, mas como vi que ele não ia ser construido para não perder dinheiro pedi que transferissem para o Rio das Pedras e segundo funcionária da empresa me disse que o nosso apto sairá em março/2011. A minha preocupação é que me informaram que o Rio das Pedras foi embargada a obra você pode me dizer se essa informação procede? Moro longe (Parauapebas) e não tenho como ir nas reuniões, mas você pode me manter informada por favor??? email: c_semog@ibest.com.br..Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Vou verificar essa informação. Obrigado !!

    ResponderExcluir
  8. Vicente, me chamo Paula, tambem tenho um empreendimento no Rio das Pedras, por favor voce poderia me manter informada sobre essa situação. No momento moro fora do estado. paulinhafrr@hotmail.com
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Paula, tudo bem, quando tiver novidades posto aqui !!

    ResponderExcluir
  10. Vicente, meu nome é Jardeson, adquiri um imóvel no condomínio Villa Veneza, estou pagando ainda, vc acha possível a transferência para o Rio das Pedras, para eu não perder todo o meu dinheiro investido?
    meu e-mail: jardesonserra@hotmail.com

    ResponderExcluir