BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Para que serve uma consultoria externa ?

Silvio Santos vai processar ex-diretores e auditoria do banco PanAmericano - O Globo

A Deloitte, era a empresa "responsável" pela auditoria externa das contas do banco Pan Americano, pertencente ao Grupo Silvio Santos.

A auditagem externa é uma prática comum no mundo dos grande negócios, sobre tudo em empresas de capital aberto, onde os acionistas, via de regra, não são os gestores dessas empresas ou, ainda que sejam, são tratados como profissionais e não "donos".

A auditoria externa é portanto uma espécie de "aval" que uma empresa de consultoria que goze de respaldo, "autoridade" e credibilidade no ramo, "empresta" para uma outra empresa, criando uma relação de confiança institucional entre as empresas e o "mercado".

Isso ocorre porque são as próprias empresas as responsáveis pela divulgação dos seus resultados, resultados esses gerados dentro das próprias empresas, sujeito portanto, a toda sorte de manipulação. As auditorias externas seriam então uma espécie de "fiscais do mercado", empresas que, em tese, teriam a prerrogativa de estudar e, se for o caso, questionar esses dados.

Ocorre porém, que essas auditorias são contratadas pelas próprias empresas e o que deveria ser uma relação de "fiscalização externa" acaba se tornando uma "assessoria" externa, ou seja, aquela que deveria ter papel de comunicar eventuais irregularidades e/ou equívocos ao mercado, acaba estabelecendo uma relação interna com a empresa, de forma que o resultado do trabalho dessas consultorias são mais usados para ajustamento interno do que externo, evitando assim que o chamado "mercado" possa, de fato, saber como anda a gestão dessas empresas.

Portanto, na verdade, a consultoria externa não deixa de ser uma "contratada" da empresa e como toda relação entre contratado e contratante, há uma relação de parceira estabelecida. Há de se rever portanto essa forma de relação comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário