BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PELA VERDADE !!

Passando hoje pela blogosfera, li um post da professora Edilza, que julga ofensiva a nota publicada ontem no Repórter 70 dando conta de que a governadora estaria sendo indicada à Sudam pelo deputado eleito Cláudio Puty. Assim como ela também achei a nota ofensiva, só que fiquei surpreso ao ver que ela, no lugar de criticar a nota, critica o Puty, que não tem nada haver com isso, ou como diria o nosso Amorim, com as frutricas midiáticas.


Contudo, já estou com o "copo cheio" desse comportamento da professora Edilza, por isso, doa a quem doer, resolvi escrever aqui algumas verdades, quem quiser rebater, prometo aceitar, desde que o nível seja mantido, não publicarei ofensas nem a mim, nem a terceiros, principalmente anônimas.
A MÁGOA DE EDILZA
Aquela história de repetir a mentira até que todo mundo pense que é verdade é tática conhecida, todo mundo sabe. Agora, quando quem inventa começa a acreditar de verdade no que inventou, já vira uma doença.

Infelizmente, ao que parece, isso tem acontecido com a professora Edilza, que, com sua mágoa e rancor, continua insistindo na tese de que ela fora injustiçada pela governadora em detrimento ao Puty.

Todos na DS sabem que a postura da companheira no governo, era nociva, em alguns casos até insana, um trator disposto a passar o rolo compressor a qualquer tempo e em qualquer um. Em nome da sua proximidade com a governadora agia como se fosse a própria, não respeitava os companheiros de governo, de partido e nem da tendência. A prova disso foi o seu próprio isolamento.

A Edilza saiu do governo atirando, expondo. Se sentiu bem sendo tratada como a referência da oposição ao governo, o tal fogo amigo. Deu aos adversários inúmeras oportunidades de atacarem o governo, ofertou, de bandeja, a cabeça dos ex companheiros. Gostou de ser tratada como a injustiçada e passou a figurar nos textos oposicionistas, como o exemplo da perseguição da DS e de como a governadora fazia escolhas ruins, optando por expelir seus “melhores’ quadros. Uma ova !!

No processo eleitoral a Edilza se colocou como instrumento do PMDB contra o governo e o PT. Reproduziu, por mágoa e ressentimento, calúnias e ofensas à DS e ao Puty, um discurso oposicionista que se transformou quase num “mantra” e que tinha o objetivo de justificar a tática eleitoral do PMDB.

Apesar de não concordar com a tese de que a DS é monstro desse governo, a professora Edilza sabe, tanto quanto eu, que as decisões na DS não eram isoladas do Puty, podiam até não ser debatidas diretamente com a base, mas eram debatidas em pequeno grupo, o mesmo que alguns denominaram de “Núcleo Duro” e que, por algum tempo, a própria Edilza participava.

Portanto, mirar única e exclusivamente toda sua artilharia contra uma única pessoa é, no mínimo, um distanciamento proposital da verdade.

8 comentários:

  1. RELFETINDO O HOJE PENSANDO NO AMANHÃ

    Sr. Cidade por coincidência tinha acabado de ler o comentário raivoso e rancorosa da Profa Edilza Fontes, assim que entrei em seu blog. E postei a minha percepção no blog da mesma. Só espero que a mesma socialize o comentário postado, afinal de contas, penso que este espaço dos ilustres blogueiros, seja um espaço democrático para expormos nossas opiniões, ideias e as nossas divergências de opiniões no campo politico amplo. Não quero me estender nas opiniões da Profa Edilza, haja visto que as suas percepções são procedentes e só contribuo com uma questão em que a Profa Edilza busca se manter na seara politica queimando os companheiros que foram contra o seu projeto politico. Foi envenenada pelo seu próprio veneno e sentiu na pele os ventos negativos da sua própria falta de respeito as opiniões contrárias da forma e do modo de como pensava e agia no governo. Tanto é, que foi colocada a deriva por conta das suas posturas nada convencionais e nada democráticas. Atropelou e se atropelou politicamente acarretando problemas para a DS e para o próprio Governo. Por essa otica a mesma deveria ser humilde nas suas palavras e aprender com seus próprios erros e não destilar a sua baba rancorosa sobre as pessoas que lhe deram a mão (inclusive o Sr. Claudio Puty) e, agora a mesma se veste de vitima para fazer acusações infundadas e destilar inverdades que infelizmente está sendo a sua prática politica dentro da DS e dentro do PT.

    ResponderExcluir
  2. é meu caro cidade...

    vira e mexe e lá vem a Edilza com as dela... e se tu me permites agora vou iniciar a análise dela jogar toda a sua história política no lixo dos barbalhos, virando sua ponte dentro do PT... se dá a esse papel não se manca... e fica nessa de DS monstro do governo, sendo o Puty o próprio demônio.. qdo ela está mais perto do anhanga, o demônio que destrói o nosso estado, o verdadeiro satan tá mais perto dela do que ela pensa...
    Postei um comentário sobre o assunto no blog do Amorin...

    Um abraço e é sempre bom falar contigo...

    ResponderExcluir
  3. Cidade,

    Ao ler o "post" da Profa. Edilza, percebi que ela está mais para "massa de manobra" nas mãos da mídia direitosa de nossa Estado do que uma "liderança" nos arrais do PT.
    Está passando do campo ideológico para, e tenho quase certeza disso, o campo pessoal. Dizer que a criatura (Puty) está se voltando contra do criador (Gov. Ana Júlia) é jogar no lixo a história construída desde o movimento estudantil até a consolidação democrática.
    Quem não lembrar que na primeira assembleia do Planejamento Territorial Participativo - PTP a Profa. Edilza se portava como candidata a alguma coisa, jogando às favas uma contribuição e consolidação de um instrumento democrático que é a decisão de como e onde investir o dinheiro público ouvindo a própria população.
    Por fim, não tenho dúvidas que se este tipo de "fogo amigo" continuar a ser replicado teremos, em 2014, uma eleição fácil para o candidato Jatene!

    ResponderExcluir
  4. He galera, tem horas que não para aguentar, ptz, é foda ficar falando diretamente de uma pessoa, mas, venhamos e convenhamos, as vezes ela extrapola e fica difícil de engolir...

    ResponderExcluir
  5. o problema é que se ela estivesse só nesta grita, seria uma coisa. outra é uma multidão tá afirmando a mesma coisa e o silencio condenar a quem não se defende. o petralha do marcilio é detestado pelo jader. O jader , em discurso de inauguração de um restaurante popular, destilou seu apreço(pra não dizer o contrário) a alguem que Sic" fez cursos na italia" e fez o Lula saber de sua insatisfação com alguem que detinha nada menos do que 8 secretarias e uma agencia sobre sua tutela(muitas oriundas do PMDB). reflexo disso é que agora o mesmo tem mandato e o PT não tem governo. será que é melhor isso do que ter secretarias de governo sobre sua tutela? perguntem a essa massa que perderá seu salario em janeiro se eles pensam da mesma forma e se apoiarão o mesmo no proximo pleito por ele a ser enfrentado. sei não. tem gente que gosta de ser enganado ou faz vista grossa pro que tá acontecendo.

    ResponderExcluir
  6. A edilza estar certa esse Puty nunca foi e nunca sera liderança nem dentro do PT e nem fora, só se elegeu por causa da Máquina. Só vai ter esses 4 anos de mandato quero ver tu publicares.Apesar que não gosto dessa edilza pois quando estava na DS aceitava tudo calada.

    ResponderExcluir
  7. O problema companheiros é que, primeiro, estão querendo "apedrejar" o Puty, como se ele, de fato, tivesse mando e desmando na governadora, o que não é verdade, ele participava sim das decisões, mas todas elas eram discutidas num grupo e principalmente, aceitas.
    Segundo, é legítimo que uma tendência queira ampliar seu leque de atuação, com isso a eleição de parlamentares é caminho natural.
    Terceiro, é leviano apostar que a DS investiu suas fichas na campanha do Puty, "preferindo" eleger um deputado à governadora, isso não temo menor cabimento.
    Quarto, o próprio PT contribuiu com o desgaste do governo, já que frequentemente expunha suas disputas internas como se fossem problema de governo e não eram.
    Quinto, as principais secretarias de estado estavam com as outras tendências do PT, como SEDUC, SESPA, SETRANS, SAGRI, SETER, ADEPARÁ e SEGUP, ou seja, AS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS E por baixo, algo em torno de 80% do orçamento do governo giram nessas secretarias.
    Sexto, as secretarias comandadas por outras tendências e outros partidos eram geridas como se autonomas fossem, faziam políticas para os seus interesses, não levavam o nome da governadora e sim de seus mandatos. A governadora só era chamada quando alguma coisa dava errada, ou seja, só para ficar com o ônus.
    Sétimo, o PMDB sempre esteve muito bem aquinhoado no governo, comandou postos importantes, como Cosanpa, Cohab e Detran, por onde passou grande volume de recursos do PAC e de arrecadação própria, mesmo assim nunca sofreram interferência nem do PT nem do governo.Possuiam mais de 800 cargos de DAS no governo e o pior, nunca entregaram a maior perte deles.
    Oitavo, não foi a toa que o PMDB fez a maioria dos prefeitos do estado, foi com o apoio maciço do governo e, diga-se de passagem, o próprio Elder em Ananindeua, só se reelegeu graças ao governo.
    Então meus companheiros não adianta ter uma visão limitada, uma análise enviesada do processo, isso não contribui em nada, só faz o jogo da oposição.
    Temos que entender que nosso governo foi bom e devemos transformá-lo em referência na busca de um novo modelo de desenvolvimento para o estado, pois, no futuro, vamos confrontá-lo de novo com o modelo tucano.
    Por isso, entendo que, nesse momento,a análise crítica deve se concentrar nos erros de campanha, tanto de comunicação como de direção.
    O resto,agora, é jogar para a platéia.

    ResponderExcluir
  8. A COMUNICAÇÃO QUE FOI COMANDADA PELO SR. FABIO CASTRO FOI BANCADA POR ELE,ASSIM COMO UM SECRETARIO DA SEDUC(TEVE UM QUE FOI INDICAÇÃO DELE); SESPA(QUE FOI UMA EX DIRETORA DE CAMARA DE SUA SECRETARIA) E ADEPARÁ(UM EX DIRETOR DE CAMARA DO QUAL ELE FOI SECRETARIO). O PROBLEMA É QUE AO NÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE O PMDB(DIGA-SE: JADER) DISPUNHA DE 25% DO ELEITORADO E QUERER PREDA-LO COMO QUERIA-SE PREDAR O PSDB LEVOU AO ESTRAGO AGORA VISTO.

    ResponderExcluir