BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ANANINDEUA DEBATES: Acelera PSB

ANANINDEUA DEBATES: Acelera PSB

De acordo com o blog acima, o PSB fechou acordo para fazer parte da base de apoio do governo Jatene.

Na AL são 41 deputados, destes, em tese, a bancada de oposição seria composta por 08 deputados do PT, 01 do PSOL e 02 do PSB, que somados aos 8 deputados do PMDB, dariam dor de cabeça ao governador eleito, já que faria uma maioria muito pequena e certamente ficaria a mercê dos interesses individuais de alguns parlamentares/partidos ou mesmo do próprio PMDB, chantagista que é.

A nova bancada da AL para 2011 será composta, além dos já mencionados acima, por 06 deputados do PSDB, 04 do PR, 03 do PTB, 02 do PDT e mais 01 do DEM, 01 do PV, 01 do PMN, 01 do PPS e 01 do PRB.


Ou seja, o novo governo que entra, tenta (e vai conseguir) atrair para a sua base de apoio todos os partidos que estiveram na coligação da governadora, exceto é claro o PT. Com isso, a bancada de oposição seria composta apenas por 09 deputados, não devendo causar problemas de aprovação dos projetos do futuro governo, no máximo, proclastinar e fazer barulho.

Entretanto, o mais importanmte agora é que esse movimento garante a vitória do PSBD na eleição para a presidência da AL, mesmo tendo uma bancada menor que o PMDB, já estabelecendo não só uma derrota para o PMDB, que queria indicar o presidente da AL, como também já jogam um balde de água fria na tentativa do PMDB de novamente se posicionarem como os "fiéis da balança" na relação entre o governo e o legislativo. (Cadê o chororô???)

Duas coisas porém são certas:

1) O Zenaldo está fazendo o dever de casa, que é compor a maioria com os partidos assumindo essa posição, esse é o certo, não criar um grupo supra partidário e oportunista como o fatídico Z-8, turbinado pelo Charles, aquilo não existe. Por outro lado, o próprio Zé Dirceu, no primeiro governo Lula, já avisava isso quando tentou trazer o PMDB pro governo naquela ocasião;

2) O PSDB elegeu o governador Jatene numa conjuntura que inclui a desastrosa campanha de reeleição da governadora, isso é evidente na medida em que teve uma redução elevada tanto de sua bancada futura da AL como de seus prefeitos anteriormente. Contudo agora começa outro jogo e chamo a atenção dos senhores para um (muito) provável movimento de rearticulação dos tucanos, visando o seu fortalecimento.

Portanto, o governo Jatene vai ter que conviver com a dependência de outros partidos, ao mesmo tempo que empreenderá uma campanha de fortalecimento, o que, obviamente, implicará num cenário de disputas internas na sua base aliada, já que esses partidos disputam a mesma base social.

Ou seja, estaremos diante de um quadro exatamente igual ao que ocorreu no governo Ana Júlia, onde os partidos diziam que havia um privilégio ao PT frente aos demais partidos da base aliada. Agora vamos ver como é que esses partidos se comportarão e como isso irá refletir na mídia e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário