BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Governo entrega primeira etapa do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá

29/12/2010 12:25
Da Redação
Secretaria de Comunicação
Edna Nunes - Secom


 
O PCT Guamá está construído em uma área de 75 hectares, 25 deles destinados à construção de prédios que servirão de laboratórios às instituições e organizações parceiras Na ocasião, a governadora do Pará foi homenageada com a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Benedito Nunes: um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área da ciência e tecnologia A governadora Ana Júlia Carepa entregou nesta terça-feira (28), às 19 horas, a primeira etapa do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá). O espaço servirá como campo de construção de conhecimento, com foco na área da pesquisa energética, biotecnologia, tecnologias do alumínio e tecnologias da informação e comunicação. Além disso, busca garantir formação e qualificação da mão-de-obra local, a partir de uma parceria que une em uma mesma área a academia e o setor empresarial, com o Estado como intermediador desse relacionamento, cujo principal objetivo é o bem estar da população paraense, por meio de estudos que contribuam com descobertas científicas.

Na ocasião, a governadora do Pará foi homenageada pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, com a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Benedito Nunes: um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na administradora estadual na área da ciência e tecnologia. "Essa é uma forma de reconhecermos aquilo que foi produzido para nós todos nos últimos quatro anos durante o seu mandato, governadora", enfatizou o reitor, ressaltando a visão estratégica e a percepção de Ana Júlia ao entender que o investimento feito pelo Estado não é resultado de uma política de governo, mas um serviço ao desenvolvimento e crescimento do Pará.

Maneschy declarou que a governadora escreveu o seu nome na história do Pará e que, "em curto espaço de tempo, as pessoas perceberão a sua marca para o crescimento do Estado. Foi decisiva a sua participação na história e construção do nosso Pará". Diante disso, a governadora recebeu a medalha entendendo que foi um momento de reconhecimento. "Nós gravamos o nosso nome na história para o futuro desse Estado, para o futuro do desenvolvimento da ciência e tecnologia do Pará. Eu realmente fiquei muito emocionada com essa homenagem".

O PCT Guamá está construído em uma área de 75 hectares, com 25 hectares destinados para a construção de prédios que servirão de laboratórios às instituições e organizações parceiras, entre as quais Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Rural da Amazônia (Ufra) e empresa Vale. O parque já tem funcionando laboratórios de pesquisa como o do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e o do Instituto Nacional em Pesquisas Espaciais (Inpe).

Também está previsto o desenvolvimento de projetos como o laboratório de Alta Tensão, o Instituto Tecnológico Vale, os laboratórios de Fitossanidade e Manejo; Óleos Vegetais e Derivados; Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais; e de Tecnologias da Informação e Comunicação em Sistemas Embarcados.

A população será beneficiada em todas as áreas, desde a qualificação até a promoção de estudos que garantam o desenvolvimento local, com foco em pesquisas realizadas a partir de demandas sociais, entre as quais doenças endêmicas da Amazônia, e econômicas, o que poderá ajudar a solucionar gargalos tecnológicos ao desenvolvimento do Estado.

O diretor de Indústria da Albras, Luís Jorge Nunes, comentou que a empresa participará mais no sentido de garantir o apoio ao poder público estadual e o importante, segundo ele, é que o centro de ciência e tecnologia é fundamental não só para o Estado, "mas para o país, que precisa inovar, fazer algo mais produtivo e isso não se faz sem tecnologia".

Ele falou ainda que o setor empresarial e a academia não podem mais viver isoladamente para desenvolver inovações. "O que se precisa para crescer? Os empresários são as pessoas mais corretas para responder isso, então é preciso que eles (empresários) recorram à academia para apontar o que é preciso para o país crescer e caberá ao poder público ser o intermediário para fazer as coisas acontecerem. O parque é um exemplo do avanço das relações entre a academia e o empresariado", observa Luís Jorge.

Entre a importância do PCT Guamá está a oferta de serviços às empresas: consultorias, customizações, expertises, inclusive com o empresariado, usando as instalações para desenvolver novos produtos ou investir em projetos de pesquisa já avançados. Ou então contratar pacotes para otimizar a produção, como na área da eficiência energética.

A governadora Ana Júlia lembrou o que foi investido em sua gestão na área de ciência e tecnologia e citou a construção de outros dois parques tecnológicos: um em Marabá (PCT Tocantins), com foco de pesquisa em tecnologia mineral e novos materiais, sistemas agropecuários e silvicultura, e outro em Santarém (PCT Tapajós), com pesquisas focadas em tecnologias da madeira, pesca e aquicultura, e agricultura tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário