BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Inauguração do Parque de C&T do Guamá - PCT Guamá !!


Amanhã, 28 de dezembro de 2010, será mais um dia daqueles que ficarão marcados na história do Pará como exemplo da guinada do estado para o futuro, com a inauguração do primeiro Parque de Ciência e Tecnologia do Pará, o PCT Guamá.

A governadora Ana Júlia entregará ao estado esse importante instrumento às 18 h. O parque fica na Av. Perimetral, km 01, ao lado do Campus III da UFPA. Aliais essa obra contou coma parceria da UFPA e UFRA.

Esta obra é simbólica porque demonstra claramente que o Pará passa a ter uma visão de futuro focada num setor importantíssimo para alavancar qualquer possibilidade de reversão do subdesenvolvimento intraregional ao qual estamos inserido.

Vale destacar que nos estudos de desenvolvimento regional, as condições dos países subdesenvolvidos em relação aos países desenvolvidos ficou conhecida como Centro-Periferia.

Entretanto, nos estudos que fiz quando cursei a pós graduação em Economia Regional, aqui na UFPA, propús o uso o termo "Ultraperiferia" para qualificar os estados da Amazônia, posto que, além da relação periférica exercida pelo Brasil em relação aos países desenvolvidos, na Amazônia essa relação se  reproduz internamente, de tal sorte que esses estados acabam sendo "punidos" duas vezes, ou seja, os desequilíbrios regionais existentes no país, ampliam as desigualdades na medida em que concentram  os maiores esforços de desenvolvimento nas regiões Centro-Sul.

Em que pese essa condição "Ultraperiférica" do Pará, ainda assim, os governos que nos antecederam contribuiam decisivamente para a ampliação desse fosso, já que antes, C&T não era vista como área estratégica para o desenvolvimento do estado, prova cabal disso era a sua condição, no governo do Jatene,  de "mero" departamento da SECTAM, ou seja, por serem duas importantes áreas do governo condensadas numa única pasta, o concreto era que o governo não cuidava bem nem do meio ambiente, nem da C&T.

Com a governadora Ana Júlia isso mudou. A SECTAM foi desmembrada, dando origem a SEMA, para responder às demandas ambientais e a SEDECT, que se fundiu à antiga SEICON, demonstrando uma visão de integração entre produção e C&T, o que não só repressenta uma nova estratégia de impulsionamento do crescimento da economia do estado, mas é, de fato, um dos pilares do Novo Modelo de Desenvolvimento vislumbrado para o estado.

Portanto, esse investimento no PCT Guamá, visto não como um "prédio", uma obra somente, mas como política de C&T, representa uma espécie de "adesão do Pará" à "Era do Conhecimento". Isso porque na sociedade de hoje, somente o "conhecimento" será capaz de abrir "janelas de oportunidades" para o desenvolvimento e, investir em C&T é o primeiro caminho a ser persiguido.

Neste sentido a governadora Ana Júlia tem muito do que se orgulhar, pois planta definitivamente essa semente. Nenhum outro governador investiu tanto em C&T como a governadora Ana Júlia. Nesse governo o estado estabeleceu uma nova relação com as instituições universitárias do estado, principalmente as públicas, favorecendo inúmeros investimentos por parte dessas instituições, inclusive, por ocasião da realização do Fórum Social Mundial aqui em Belém, as universidades passaram por uma completa obra de reestruturação física de suas instalações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário