BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Para aqueles que insistem em avaliação...

Recebi essa mensagem por email de um companheiro militante petista e reproduzo aqui.

Vicente, perfeita a tua postagem.

Everaldinho foi entronizado na Casa Civil, em março deste ano, portanto sete meses antes do primeiro turno das eleições, com toda a pompa e circunstância como se fosse a grande solução. Ao mesmo tempo, toda a coordenação da campanha da eleição de Ana Júlia passou para as mãos do campo majoritário e PT Pra Valer, representado, principalmente pelo João Batista . Isto foi resultado do confronto público entre tendências do PT, explicitado pela ameaça de Bernadete de bater chapa, que não aceitavam que membros da DS continuassem traçando as diretrizes de condução do Governo, pois com a aproximação das eleições, o grupo majoritário exigia mais espaços.

Ana Júlia ficou, a partir daí, refém desse grupo, que passou a dar a condução, não só da campanha, mas também do governo. Qual foi o resultado disso tudo? Todos sabemos.

PMDB

Debalde todos os salamaleques e rapapés desse grupo para o Jader, o PMDB, continuou detendo centenas de cargos, e batendo incessantemente no governo como foi sua marca desde os meados do terceiro ano de mandato de Ana Júlia, inclusive com a utilização dos meios de comunicação do grupo barbálhico. Parecia estar todo o grupo dirigente anestesiado, sem saber o que fazer, como diz “comendo na mão do Jader”. Ou talvez seguindo, o que não acredito, uma estratégia nacional. Não havia uma resposta consistente, não havia coordenação de fato da campanha, não havia sequer coragem para enfrentar Jader. A dubiedade e fragilidade do poder era assistida por toda a população. Parecia que ninguém entendia que não era do interesse do PMDB e Jader a aliança para a reeleição de Ana, pois isso implicaria no fortalecimento do PT. A estratégia adotada visava o futuro (2012 e 2014), quando o PMDB estaria melhor posicionado para a disputa dos cargos do executivo municipal e estadual. Fortalecer o PT, apoiando Ana Júlia contrariaria seus objetivos futuros, pois o trabalho feito pelo Governo teria reflexos significativos no próximo mandato, e isto alavancaria o nível de satisfação do eleitorado no futuro. Não poderia, em hipótese nenhuma, deixar isso acontecer.

ALIANÇA COM OUTROS PARTIDOS

Quase todos os partidos foram chamados para compor a aliança “Acelera Pará”. A maior parte se deu com a condução do Everaldinho/João Batista, articuladores dessa aliança, portanto o grupo majoritário do partido. Houve negociação para essa aliança? É claro que houve. A mais clara foi com o PTB, de Duciomar, que todos acompanharam e os jornais divulgaram. Dizer que houve promessas com os partidos é falar o óbvio ululante. Dizer que não foram cumpridas, devem ser questionados os responsáveis que estavam no governo, e aí surge o Everaldinho que era quem conduzia as articulações como chefe da CASA Civil e outros como Ganzer, no Setran, por onde passavam grande número de demandas. Colocar a culpa em outros é pura sacanagem. Mas, por outro lado, tirante os partidos ideológicos, em se tratando de certos partidos fisiológicos, de aluguel, nanicos, etc. toda justificativa é plausível para passar para o lado do oponente, e isso, sabemos dependia da melhor proposta do adversário, da evolução das candidaturas, de como tirar mais vantagens, etc.. Afinal para que existem esses partidos? Eu ficava pensando como acomodar, caso ocorresse a vitória, tantos partidos de tão grande diversidade de práticas, sem que isso significasse uma verdadeira corrosão no governo.

CAMPANHA ELEITORAL

A coordenação da campanha fez um péssimo trabalho. Desarticulada e sem foco. O que se viu no primeiro turno vários proporcionais da aliança não levando o nome da Ana Júlia e inclusive certos candidatos do PT, estadual e federal, fazendo campanha solo, não vinculando seu apoio a Ana e levando apenas o nome de Dilma. Certos comitês de campanha de Deputados Federais não tinham sequer cartazes da Ana. O comando da campanha de Dilma Roussef ficou completamente desvinculada da campanha de Ana Júlia e vice-versa, um verdadeiro absurdo, quando deveriam estar operando em conjunto, buscando sinergias. Parecia que havia um complô para desestabilizar a campanha de Ana Júlia. O fogo amigo foi muito forte e deu munição à oposição e fortaleceu a idéia de que no PT ninguém se entende. Muita coisa poderia ser dita, mas o PT perdeu para o próprio PT, isto é seus dirigentes, que não souberam avaliar a profundidade das transformações que estavam em curso. E concordo que aqui a direita se posicionou bem e levou a melhor, pois não houve, como a nível nacional, o trabalho militante muito forte e coordenado de contraposição à mídia dominante do Pará.

FUTURO

Deve-se parar de lamentar o leite derramado, principalmente os DAS perdidos, e juntar as forças visando os próximos pleitos. Parar de fazer o divisionismo nas bases, que é do interesse de alguns, principalmente da direita e discutir o futuro deste grande partido, mas pensando na reconstrução e na unidade partidária na luta. Não esquecer os erros, mas não fazer deles cavalo de batalha para culpar desafetos, e sim para efeito de conhecimento e experiência para não cometê-los no futuro. Lembrar que o partido cresceu a nível nacional, que não houve perdas de proporcionais. Lembrar que, em relação às eleições majoritárias foi perdida uma batalha a nível estadual, mas ganha outra a nível federal e que as políticas mais gerais continuarão, buscando a transformação do estado brasileiro, com a visão de solidariedade, inclusão social, o desenvolvimento sustentado, e, principalmente, o respeito a coisa pública. Viva o PT, mesmo como suas divergências.

3 comentários:

  1. E verdade me lembro de tudo lá no auditório do Centur Everaldinho foi para a Casa Civil, em março deste ano, pronto ali estava resolvido o problema Claudio Puty e a solução estava posta isso mesmo o irmão da prefeita de Santarém onde o PT perdeu tanto no 1 como no 2 turno, a mesma que aparece em vídeo do you tube chamado o Simão Jatene de companheiro e amigo e nem por isso deixamos de respeita a história da companheira Maria do Carmo que lançou seu Irmão o deputado Carlos Martins a Deputado Federal e essa mesma família ainda detém a SEPAQ ( secretaria de Pesca) entâ maquina poderosa a favor de um único candidato que mesmo assim não se elegeu, e como dizem por ai pimenta nos olhos dos outros e refresco, precisamos para de taca pedra em determinados companheiros como se alguns fossem mais santos e outros menos.

    ResponderExcluir
  2. CAMPANHA ELEITORAL
    A coordenação da campanha fez um péssimo trabalho. isso e verdade tanto nas articulações com os partidos como com os prefeitos diga- se de passagem, nunca antes na história do Pará tratamos tão bem os prefeitos tanto os aliados quanto os da oposição, mas quem fez as articulações errou, fez de maneira armadora e infantil.
    A campanha do nosso senador descolou seu comitê e fez uma campanha isolada o que se refletiu no interior do estado poderia aqui cita alguns municípios que visitei, onde a sobre a de material da governadora foi grande em detrimento a campanha do nosso Senador.
    O campo fez ainda um opção estratégica desastrosa desvinculado o nome da companheira Dilma e sua campanha da Governadora do Pará, vejamos só tínhamos um comitê de 4 andares com espaço suficiente para colocamos o Comitê da Dilma e do Companheiro Paulo Rocha mas o conselho político do PT ( lê- se campo majoritário foi quem decidiu fazer comitês paralelos, que eles tivessem problema com a DS mas com o próprio Paulo Rocha ai e se ruim de estratégia mesmo).
    Essa meu caro anônimo e uma lição que vamos leva com certeza para os resto de nossas vidas
    Parabéns pela brilhante analise e por isso que o blog do Cidade e um dos mais lidos por que faz analises corretas e tem leitores com o nível político.

    ResponderExcluir
  3. VOCES QUEREM COLOCAR CULPA NO EVERALDO, DEPOIS QUE A DS FEZ TANTA BESTEIRA NO GOVERNO PASSANDO POR CIMA DE TUDO E DE TODOS. OS MILITANTES A MAIORIA FICOU FORA DO GOVERNO, QUEM MAIS USOU E ABUSOU DO GOVERNO FORAM OS AMIGOS DO PUTY DA UNIVERSIDADE QUE DE POLÍTICA ELES NÃO ENTENDEM NADA. FOI BUSCAR SECRETÁRIOS(DS) QUE NÃO ERAM DO PARÁ E TRATAVAM OO SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS DE BURROS, NÃO DAVAM NEM UM BOM DIA AS PESSOAS. QUEM FEZ BURRADA EM 3 ANOS E 5 MESES QUERER QUE O EVERALDO RESOLVESSE EM 7 MESES É UM ABSURDO. ISSO QUEM DIZ NÃO SOU EU, MAS TODOS OS PARTIDOS DA BASE ALIADA DO GOVERNO E A 80% DA MILITÂNCIA DO PT.

    ResponderExcluir