BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A SUDAM e o Desenvilvimento Industrial da Amazônia !!

Proposta Democrática: Lenha na fogueira ou como combinar o jogo!

Leia aí no link, um post que revela como a SUDAM tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento do estado do Amazonas, menos por beneficiamento político e mais por influência de uma ação estratégica do estado vizinho. Falta política de desenvolvimento para o estado do Pará.

Os números apresentados no post denunciam a falta de industrialização da economia paraense, que ficou por décadas sujeita aos interesses dos setores pecuário e madeireiro, além é claro da exploração mineral, todos caracterizados pela produção primária exportadora.

Até bem pouco tempo atrás, a verticalização da produção na economia paraense era mero devaneio ou retórica tucana. Mas isso começou a mudar na gestão da governadora Ana Júilia, que implantou uma visão de futuro focada num Novo Modelo de Desenvolvimento para o estado do Pará.

No governo de Ana Júlia o Pará começou a dar saltos para um novo tempo. A governadora conseguiu atrair para o estado a indústria do aço, que é a verticalização da produção de minério de ferro, o que vai dar um grande salto no setor industrial siderúrgico e metalúrgico. As regiões Sul e Sudeste do estado serão totalmente transformadas a partir da implantação desse pólo, de regiões historicamente abandonadas e devastadoras, passarão a ser prósperas e ricas.

Conseguiu ainda implantar uma indústria de chocolates para verticalizar a produção agrícola cacaueira do estado; atraiu uma indústria de agromerados de madeira para Paragominas, verticalizando a cadeia florestal e possibilitando de fato a implantação de um pólo moveleiro; implantou um pólo industrial exportador em Barcarena; implantou em Santarém um entre posto comercial para a produção da Zona Franca de Manaus; implantou um pólo agro industrial de biocombustível da Petrobras em Tomé-Açu; além de recuperar os distritos industriais de Icoaraci, Ananindeua e Marabá.

2 comentários:

  1. O Superintendente da Sudam DJALMA MELO NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA DE PLANEJAMENTO. Mas de propina ele entende. É isso que dá colocar um preposto de políticos. A Sudam precisa de um técnico para comandá-la. Esse tal relatório é uma vergonha, eu conheço. DEMISSÃO DO DJALMA MELO JÁ!

    ResponderExcluir
  2. Além de não entender ABSOLUTAMENTE nada ainda está e ficará no comando por mais 4 anos. Por que será????

    ResponderExcluir