BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Por um SINTEPP de Luta. De verdade !!

O coletivo CUT Socialista e Democrática lançou este mês um blog direcionado às lutas do setor de educação do Pará, o CSD Educação - Pa.

O movimento visa, além de divulgar as lutas da categoria, debater a entidade sindical dos educadores do Pará, o SINTEPP, que, tomado de assalto pelo PSOL, vem implementando uma política nociva à categoria, privilegiando o aparelhamento da entidade em detrimento aos interesses dos educadores, como aliais fica claro no texto postado abaixo, que denuncia a complacência do SINTEPP com o governo tucano, que retrocedeu numa das mais importantes conquistas da categoria, o PCCR, conquista essa patrocinada pelo governo do PT, que o SINTEPP teima em não reconhecer.

Aliais, esse mesmo SINTEPP/PSOL que hoje é tolerante com Jatene, foi implacável com o governo do PT, chegando a fazer greve contra o PCCR, que agora eles dizem que é uma conquista deles. Além disso, foram ao extremo da INTOLERÂNCIA e da COVARDIA, quando partiram para a agressão física à companheira Ana Júlia, tanto na sua condição de mulher como de governadora.

Aliais, essa atitude lamentável forçou inclusive a PM a intervir com força, já que a covardia e descontrole dos militantes do PSOL era evidente. Na verdade ficou evidente a "dobradinha" acordada entre PSOL e Diário do Pará/PMDB para tentar diminuir os efeitos políticos da inauguração do projeto Ação Metrópole e elevado Daniel Berg. O primeiro criou o fato político, incitando a violência e a ação da PM, o segundo garantiu a matéria de capa do jornaleco.

É esse tipo de atuação nefasta que o movimento CSD Educação - Pa visa combater. Força companheiros !!


SINTEPP PARA QUEM?

Por Alanna Souto[1]


A definição de sindicato varia, de acordo com o tempo e as condições políticas, razão pela qual, para alguns estudiosos, o sindicato é a coalizão permanente para a luta de classe e, para outros, é o órgão destinado a solucionar o problema social. Grosso modo, quando se pensa nesse tipo de organização, o que vem logo em nossas mentes: entidade que representa uma determinada categoria, que tem como uma das funções centrais representar os anseios e pluralidade política dessa categoria.


Contudo o Sindicato dos trabalhadores da Educação Pública do Pará (SINTEPP) comandado há mais ou menos 30 anos por um grupo político, que hoje se encontra no PSOL, já envelhecido em seu debate político e totalitário em sua forma de agir, vem ao longo desses anos fazendo uma política a qual representa única e exclusivamente seu próprio grupo, manobrando a comunidade de educadores e até mesmo alijando do processo membros da diretoria pertencentes á outras organizações políticas.


Atualmente o SINTEPP faz uma política condescendente com o governo do Estado, gerido por Simão Jatene (PSDB), pertencente a um dos grupos mais retrógrados do estado e do país, que sempre violentou a educação com sua perspectiva gerencialista e elitista de governar. Tal ação branda do sindicato pode ser vista quando deixa de cobrar com veemência a implementação do PCCR, que foi engavetado pelo atual governador e mesmo quando não reconhece os avanços educacionais de um governo popular, sob gestão do Partido dos Trabalhadores, que além da aprovação do PCCR na sua administração, investiu na formação e valorização do servidor público através da concessão de bolsas aos educadores da rede que estavam cursando mestrado e doutorado. Eram em torno de 129 bolsas (entre mestrado e doutorado) concedidas para o quadro, que passava ainda por uma seleção criteriosa. Hoje o governo tucano reduziu para a metade. Outra conquista democrática da gestão petista de Ana Júlia Carepa, foram as eleições diretas nas escolas, as quais foram suspensas pelo governador Simão Jatene. Pasmem! E qual a postura do SINTEPP ? Um estrondoso silêncio! É nesse sentido que podemos afirmar o quanto sindicato dos trabalhadores de educação pública do Pará, sob dirigencia do PSOL, tem feito linha auxiliar com a direita, por conseguinte com o governo dos tucanos.


É claro que o governo popular e democrático do PT teve inúmeros problemas na educação e dificuldades para saná-los, tendo inclusive que substituir o secretariado algumas vezes, justamente com objetivo da melhora e do avanço, todavia isso não anula todos os acertos, alguns já enumerados acima, no âmbito educacional, o qual o PSOL usando o SINTEPP tenta desgastá-lo por meio de métodos questionáveis e palavras caluniosas para denegrir a gestão petista em vez de cobrar politicamente com a mesma voracidade do governo tucano a continuidade dos projetos e ações da gestão anterior que são marcas de conquistas da categoria.


Finalizamos este pequeno artigo levantando duas indagações provocativas para estimular o debate:


Como o PSOL vem se mantendo no poder ao longo desses anos a frente do SINTEPP se atualmente a categoria não se identifica com seus representantes?Como já foi visto e proferido em muitas assembléias de educadores. Será ético o processo eleitoral?Há suspeitas de fraudes?


Por que o SINTEPP (ver o site da entidade), sob comando do PSOL, tem mais interesse em bater na gestão petista que no governo tucano, assumidamente direitista. Será algum acordo, visando às eleições municipais em 2012? Afinal o deputado estadual Edmilson Rodrigues do PSOL já se lançou candidato a prefeito de Belém e assim como os dirigentes “mores” do SINTEPP estão “pianinhos” quando se trata em exigir a implementação do PCCR: CALADOS, SURDOS E MUDOS.


Façamos a defesa e a luta pela retomada de um sindicato que, de fato, represente a categoria e toda sua pluralidade, adepta de uma liberdade de organização e expressão, guiada por preceitos de solidariedade, tanto no âmbito educacional quanto em outras áreas e categorias profissionais. Uma organização sindical de massa em nível máximo, de caráter classista, autônoma, ética e democrática.


[1] Atualmente doutoranda em História pela UFPR.

Um comentário:

  1. ESSA ALANA NÃO ERA UMA QUE ERA ASSESSORA DA SEDES E QUE NUNCA IA TRABALHAR. AGORA QUER ENTENDER DE EDUCAÇÃO, QUE NUNCA FOI PARA RUA LUTAR NEM POR ELA MESMA, QUE SÓ SE FILIOU NO PT POR UM CARGO NO GOVERNO DA ANA JULIA.

    ResponderExcluir