BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cade manda vender 1/3 da Brasil Foods e cria vice-líder no setor

O acordo fechado nesta quarta-feira entre o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a BRF (Brasil Foods) determina que quem comprar o conjunto de ativos que será disponibilizado no mercado pela companhia não poderá demitir os funcionários por pelo menos seis meses.

A BRF terá que vender as marcas Rezende, Wilson, Escolha Saudável, Confiança, Delicata e Doriana e outras. A empresa repassará ainda a concorrentes cadeias inteiras de produção, desde abatedouros até fábricas e centros de distribuição, para garantir que o comprador tenha escala para concorrer imediatamente com a BRF. As cadeias deverão ser integradas geograficamente nos mesmos moldes à operação hoje feita pela BRF.

Serão vendidas dez fábricas, quatro abatedouros, doze granjas, quatro fábricas de ração e oito centros de distribuição.
A venda desses ativos foi a condicional para que o Cade aprovasse a fusão entre Sadia e Perdigão. A BRF também não poderá recomprar nenhum ativo ou marca vendida por dez anos.
O conjunto corresponde a quase um terço da capacidade produtiva da empresa e será repassado a um único concorrente. Com isso, o Cade busca dar escala para que a nova empresa possa competir efetivamente com a BRF. "Criamos o vice-líder", afirmou o conselheiro Ricardo Ruiz, responsável pela confecção do acordo.
Em alguns mercados, a empresa que adquirir os ativos que serão vendidos entrará com uma participação de mercado superior a 20%. Os ativos vendidos produzirão 730 mil toneladas de alimentos por ano, o correspondente a 80% da capacidade produtiva da Perdigão.
O valor foi determinado com base na participação de mercado da Sadia ou da Perdigão em cada um dos mercados analisados, como forma de garantir que a nova empresa tenha sempre pelo menos a fatia correspondente à menor participação de mercado de uma das duas.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário