BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Da crise econômica ao caos no futebol argentino !!

A presidenta da Argentina Cristina Kirchner resolveu transformar o futebol dos hermanos numa política de Estado. Há quem diga que na verdade a presidenta está "politizando" o futebol com vistas a ganhar "louros" políticos, já que concorrerá a reeleição.

O programa popular denominado “Fútbol para Todos”, consiste na transmissões dos jogos em TV aberta via TV pública,canal 7, foi criado em agosto de 2009 e vem sendo utilizado para divulgar obras do governo federal e de quebra consolidar e aumentar o apoio popular ao governo.

Por outro lado, o futebol representa muito para os argentinos, tanto quanto para o Brasil, só que a Argentina vem passando nos últimos anos, tal vez década, por sucessivas crises econômicas, que transformou o país e obviamente teve impactos profundos no futebol.

Os times argentinos se enfraqueceram economicamente frente aos seus concorrentes, até mesmo da América do Sul, que contratam seus jogadores com muita facilidade, ato contínuo, os times também se enfraqueceram tecnicamente e aí vem a velha máxima: "futebol é resultado", e nesse caso, os resultados passaram a não mais acontecer.

Por conta dessa questão econômica, o futebol argentino passou a ficar concentrado nos times da capital, Buenos Aires, limitado a três ou quatro agremiações e para completar a "merda" um deles, o River, acabou rebaixado para a 2ª divisão. Nos últimos anos grandes times argentinos, tradicionalíssimos do futebol sulamericano estão relegados a própria sorte.

Fazendo um pequeno paralelo, o que o governo argentino está fazendo é evitando que ocorra como aqui no Brasil, onde a CBF não liga para o futubol e sim para o "negócio", permitindo que times centenários como o Clube do Remo, pra ficar só neste exemplo, fique sem atividade profissional por conta que times formados por funcionários públicos assumem posições momentâneas nos campeonatos nacionais.

Foi por conta desse cenário que a presidenta Cristina Kirchner resolveu intervir no futebol argentino, inclusive comprando os direitos de transmissão do campeonato argentino. O governo passou a ser a Globo de lá e hoje é quem dar as cartas. De cara, usou a Copa América para promover outras praças esportivas do país, de maneira que somente a partida final do evento foi disputada na capital Buenos Aires. Agora, resolve promover uma mudança profunda na fórmula de disputa do campeonato nacional.

Sobre essas mudanças, que são mais no campo esportivo, se tiver maior interesse clique aqui, ou para entar no site oficial da Copa América 2011 e conhecer as sedes do evento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário