BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Este é o jornalismo do PIG.

 Leiam na ISTOÉ Independente - Mundo desta semana, a matéria que foi publicada sobre o trágico episódio de terrismo ultra direitista na Noruega.

Trago a "ribalta" a matéria inclusive com suas ilustrações.

Tirem suas próprias conclusões !!!

Terror em Oslo


Ameaçada pela Al-Qaeda, a Noruega sofre série de ataques. Bomba destrói prédio do governo e tiroteio em encontro do partido deixa vários mortos

ATAQUE

Destruição no centro da capital e Ayman Al-Zawahiri, sucessor de Bin Laden: o governo norueguês previu a ação.

No início de julho, o Ministério da Defesa da Noruega alertou seus agentes sobre a iminência de um atentado terrorista no país. Desde então, a segurança em edifícios considerados estratégicos aumentou, as revistas em suspeitos passaram a ser mais rigorosas e o controle do fluxo de carros em regiões sensíveis foi ampliado. As medidas não foram suficientes para evitar um ataque à bomba na sexta-feira 22, que deixou dezenas de feridos e pelo menos dois mortos.

A ação criminosa se deu no centro da capital, Oslo, e teve como alvo o quartel-general do governo da Noruega. A explosão destruiu várias janelas do prédio de 17 andares onde estão as instalações do governo e lançou destroços a uma distância de 500 metros. Segundo as autoridades locais, o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, foi atingido com violência e os funcionários que davam expediente se machucaram com alguma gravidade. O premiê, porém, saiu ileso. No mesmo dia, um tiroteio em uma reunião do Partido Trabalhista deixou pelo menos sete mortos.

Desde a morte de Osama bin Laden, há menos de três meses, a Noruega vinha recebendo ameaças de Ayman Al-Zawahiri, seu sucessor na Al-Qaeda. Há um ano, três pessoas foram presas no país, suspeitas de pertencerem à rede terrorista. Segundo a agência de inteligência do governo, a Noruega, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, se tornou um alvo terrorista graças ao envio de tropas ao Afeganistão.

O ataque à bomba foi o primeiro realizado no país em mais de 50 anos. Os noruegueses se orgulham de seus indicadores econômicos e sociais, que estão entre os melhores do mundo. Segundo a ONU, a Noruega lidera o ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e possuiu o terceiro maior PIB per capita do planeta. Nos últimos anos, Oslo se tornou um dos principais destinos turísticos da Europa e chegou a ser indicada como a melhor cidade do mundo para se viver. É esse paraíso que os terroristas querem destruir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário