BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Turismo: ranking dos destinos mais procurados no Brasil.

Selva de pedra? Não. São Paulo é muito mais que isso.

De acordo com pesquisa feita pelo site Mundi, com dados da ANAC, levando em consideração apenas as passagens aéreas de operadoras nacionais, em julho São Paulo foi o destino mais procurado do país, respondendo por 14% das emissões de bilhetes. Segundo a pesquisa essa performance se deve a realização de grandes eventos, encontros temáticos e religiosos, tratamento de saúde, além é claro da cidade ser o maior centro empresarial do país.

O ranking dos 10 destinos mais procurados ficou assim:

1) São Paulo - 14%
2) Rio de Janeiro - 10%
3) Salvador - 7%
4) Fortaleza - 6%
5) Recife - 6%
6) Brasília - 4%
7) Natal - 3%
8) Belo Horizonte - 3%
9) Porto Alegre - 3%
10) Curitiba - 3%

A Amazônia não figura na lista, nem mesmo com Manaus.Para quem ostenta uma das marcas mais conhecidas do planeta, o resultado é pífio, revelando que ainda hámuito a se fazer para desenvolver o turismo na região.

Esse tipo de dado deveria ter sido levado em conta pelo governo, por exemplo, para a escolha das cidades sedes da Copa 2014 e não permitir que a CBF/FIFA fizesse leilão e conchavo com os estados. É possível notar que o ranking é composto por cidades que sediarão jogos da Copa, inclusive os quatro estados do Nordeste.

Ou seja, no fundo, como inclusive eu já escrevi aqui antes, essa Copa 2014 vem para aprofundar ainda mais os graves desequilíbrios regionais existentes no país.

Aliais, sobre esse aspecto, cabe destacar o exemplo da Argentina, assunto ao qual vou me reportar na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário