BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vale intensifica exportação de minério de ferro do Pará

Leiam lá no Hiroshi que a FIEPA apurou um crescimento do saldo positivo na balança comercial do Pará de quase o dobro do ocorrido no mesmo período do ano passado. Há quem possa comemorar, ou mesmo, como faz a FIEPA, tentar enganar a população com esse robusto crescimento, mas, na verdade o número revela uma situação preocupante quando olhado com mais atenção: é que a Vale intensificou a exportação de minério de ferro de Carajás.

Foi por esse motivo que a governadora Ana Júlia tanto brigou para implantar no Pará a Aços Laminados do Pará - ALPA, para agregar maior valor à nossa produção, o importante é o que fica e não o que vai.

É por isso que vejo com grande preocupação a possibilidade de retrocesso nessa implantação da ALPA.  

“Em 2010, as exportações do minério de ferro já eram expressivas. Tinham uma participação de 35% na pauta de exportação do Estado. Este ano, com o crescimento das vendas deste produto ao mercado internacional, com destaque para a China, a participação passou para 63%”, analisou Raul Tavares, gerentedo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Pará.



Íntegra neste link Fiepa informa crescimento de 95% da economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário