BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cadê a CPI da Corrupção ??


PSDB fala em CPI, mas líderes tentam encerrar caso.


SILVIO NAVARRO
DE SÃO PAULO
O líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, Orlando Morando, defendeu que sua bancada apoie a criação de uma CPI caso o deputado Roque Barbiere (PTB) não aponte os políticos envolvidos no suposto esquema de venda de emendas na Casa.

Oficialmente, o discurso das lideranças dos partidos é que o depoimento enviado por Barbiere ao Conselho de Ética é insuficiente para apagar o incêndio criado por sua declarações de que cada deputado "tem seu preço".

Nos bastidores, porém, deputados de várias siglas, como a bancada evangélica e o grupo aliado a Campos Machado, líder do PTB, tentam enterrar o caso de imediato.
"Acho difícil encerrar o caso. A posição da bancada é que ele tem que apontar os nomes. Do contrário, difamou a Assembleia toda", disse ontem o tucano Orlando Morando: "Na ausência de resposta por parte dele um caminho pode ser uma CPI".

Com 22 membros, o PSDB seria decisivo para a instauração de uma CPI, que precisa de apoio de, no mínimo, 32 dos 94 deputados da Casa. Apesar da resistência em criar a CPI por medo que ela respingue em secretários de Estado, há insatisfação no PSDB por Barbiere insistir que alertou o governo do caso.

Uma das saídas cogitadas pelos líderes seria punir Barbiere com uma advertência ou suspensão. Mas isso esbarra no temor das bancadas de que ele resolva citar nomes.

O PT diz ter obtido 28 assinaturas e vê na CPI um meio de atingir o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente), pré-candidato à prefeitura paulistana. "Tentar abafar o caso é uma tragédia, seria afundar a Assembleia", diz Enio Tatto, do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário