BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Primeira turnê de Chico Buarque em cinco anos terá 28 músicas ao vivo; saiba como será


  • Chico Buarque toca violão e canta durante gravação do disco Chico (2011)
    Chico Buarque toca violão e canta durante gravação do disco "Chico" (2011)
Longe dos palcos desde 2006, Chico Buarque anunciou nesta quinta-feira (13) sua primeira turnê desde então. A excursão, que começa em novembro, terá como ponto de partida o álbum "Chico", lançado em julho deste ano. O anúncio coloca um ponto final na dúvida que o cantor havia deixado sobre uma nova turnê, quando disse que pretendia se desligar da música por um tempo.
Até o momento, cinco cidades estão confirmadas no roteiro:
- Belo Horizonte: de 5 a 8 de novembro, no Palácio das Artes;
- Porto Alegre: de 28 e 29 de novembro, no Teatro Sesi;
- Curitiba: de 15 a 18 de dezembro, no Teatro Guaíra;
- Rio de Janeiro: de 5 a 29 de janeiro de 2012, no Vivo Rio;
- São Paulo: de 1 a 25 de março de 2012, no HSBC Brasil.
O novo show
Com duração de aproximadamente 90 minutos, o repertório será construído ao redor das dez canções que compõem o disco novo. No total, serão 28 músicas ao vivo de todas as fases de sua carreira, do início dos anos 60 até hoje.
Capitaneado pelo maestro, arranjador e violonista Luiz Claudio Ramos, a banda que seguirá Chico na turnê é a mesma dos últimos dois shows: João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta e sopros).
O cenário será composto, em momentos diferentes do show, por três grandes reproduções sobre tecido: um desenho de Oscar Niemeyer ("A Mulher Nua") e duas pinturas de Cândido Portinari ("O Bloco Carnavalesco" e "O Circo"), além de uma escultura móvel de uma Fita de Möbius, objeto topológico utilizado em estudos matemáticos. Os figurinos são inspirados nas cores de "O Circo" e a iluminação foi projetada para interagir com a cenografia e os músicos.
Embora tenha lançado mais de 40 discos em 45 anos, Chico Buarque é presença rara nos palcos brasileiros. Este será o sexto espetáculo apresentado por ele nos últimos 36 anos. Os anteriores foram "Chico e Bethânia" (1975), "Francisco" (1988), "Paratodos" (1994), "As Cidades" (1999) e "Carioca" (2006).
Em entrevista à revista "Rolling Stone Brasil" de outubro, Chico falou sobre a expectativa a respeito de suas músicas ser sempre alta. "Eu não posso me deixar levar por isso. E não adianta você querer matar um leão por dia, porque as pessoas sempre vão dizer que o leão antigo era melhor e mais forte do que o de hoje [risos]. Mas não é isso que vai me estimular".
"Existe uma pressão interna, sim, uma necessidade e um prazer grande em fazer uma música. Essa possibilidade de alternância é saudável, porque ninguém está esperando um disco novo meu daqui a um ano: nem eu, nem ninguém", arrebatou, acrescentando que, provavelmente, seu próximo lançamento será um livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário