BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BANPARÁ E COSANPA as novas jóias da corôa !!

Nos governos da "tucanalha" é sempre a mesma coisa: sob o falso argumento de que o Estado não tem capacidade de investimento, partem para a privatização do patrimônio público. E, como mostrou Amaury Ribeiro Jr. em "A Privataria Tucana", esse processo é sempre seguido de "tenebrosas transações".

No Pará, foi assim com a Celpa, cujo dinheiro o Lorota não soube explicar onde foi parar. Nas várias vezes em que indagado durante a campanha eleitoral, em cada momento dava uma resposta diferente, chegou até a dizer que foi para a construção da Alça Viária, mas depois voltou atrás, já que a Alça foi feita com recursos do Governo Federal.

Ou seja, eles vendem as empresas a preço vil, somem com a grana e depois o povo é quem sofre as consequências.

Agora o Lorota aponta sua artilharia para a Cosanpa e para o Banpará, vendê-las será uma forma de fazer dinheiro fácil para que eles possam torrar em obras faraônicas para elite de Belém e, em geral, superfaturadas. Uma farra com o nosso dinheiro !!

Lembremo-nos do exemplo da Celpa que, após  privatizada, não investiu como deveria na ampliação dos serviços, sendo considerada hoje a pior concessionária do país e o povo do Pará ainda paga uma das tarifas mais elevadas do Brasil, ou seja, o serviço ficou pior e o preço maior: "É a Privataria Tucana".

Abaixo, transcrevo post do combativo blog Arte Bancária:


O Banpará não está à venda! É orai, lutai e vigiai!!!

Clique na imagem acima para ler esta notícia que está no jornal Diário do Pará de ontem, domingo 15/01/12.

Trata sobre a presumível venda do Banpará para o Banco do Brasil por 800 a 900 milhões de reais, uma bagatela em se tratando de um banco com presença em todo o Estado e uma excelente performance.

Vender o Banpará é um contransenso administrativo e um ataque político à luta do funcionalismo e da sociedade paraense, que optaram pagar 30 anos pela capitalização do Banpará, em 1998, ao invés de jogá-lo para a privatização ou liquidação. E o banco, como uma instituição pública, vem dando respostas positivas ao Pará (cresceu muito no governo Ana Júlia e continuou crescendo no 1º ano do governo Jatene. Então, vender pra quê. por quê?)

Este blog vem denunciando que há uma clara intenção e decisão do governo Jatene em privatizar o setor público, aí incluído o Banpará. Isso está expressado no projeto de lei 210/2011, o das PPP's, as tais Parcerias Público-Privadas que, no Brasil, têm sido arranjos para diminuir ou arrasar direitos dos trabalhadores e ampliar a terceirização, diminuir o papel e a responsabilidade do Estado. O projeto foi adiado, graças à mobilização movimento sindical e popular, combinado com negociação parlamentar.


Falamos há pouco com o diretor de crédito do Banpará, Jorge Antunes, que se disse surpreso com a "informação" plantada no Diário do Pará sobre a dita venda. E que ainda hoje, a diretoria do Banpará se posicionará sobre a nota.

Em qualquer governo do Estado, o Banpará sempre encontrou adversários no meio dos governos. Sempre aparece um "iluminado" querendo vende o banco inteiro, ou parte de suas carteiras. Por isso, o funcionalismo está sempre mobilizado, lutando contra o fantasma da privatização, federalização, venda. Quando a gente pensa que a vida retomou seu curso normal, eis que bate o sobressalto, desta vez, gerado pela imprensa aliada do governo Jatene - no caso, o Diário do Pará.

Para este blog e a diretoria da FETEC-Centro Norte, vender o Banpará é um ataque ao desenvolvimento do Pará, mais um ataqu à sociedade paraense e ao bravo funcionalismo do Banpará.

Ainda hoje  a FETEC-Centro Norte se reunirá com o Sindicato dos Bancários do Pará, com a Afbepa e a Frente contra a Privatização do Pará, para articular as estratégias de defesa do Banpará, do desenvolvimento do Estado e dos direitos dos trabalhadores bancários do Banpará.

Nenhuma privatização a mais em nossas vidas e de nossas famílias! Nemhum direito a menos!

Fiquemos juntos e com o alerta máximo ligado.

Agora, mais do que nunca, é orai, lutai e vigiai! 

Faça contato: 91.8198.4005 (Heidiany)// 91.8832.1354 (Vera Paoloni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário