BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em posse, novo ministro da Ciência e Tecnologia diz ser 'fã' de Dilma

Em posse, novo ministro da Ciência e Tecnologia diz ser 'fã' de Dilma
Marco Antonio Raupp disse estar 'impressionado' com exigência da presidente.
'Não venho aqui para inventar a roda', afirmou em discurso no Planalto.
Iara Lemos e Fábio AmatoDo G1, em Brasília
5 comentários
Marco Antonio Raupp durante cerimônia de posse (Foto: Reprodução)O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação,
Marco Antonio Raupp durante cerimônia de posse
(Foto: Reprodução/NBR)
O novo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, afirmou nesta terça-feira (24) que é "fã" da presidente Dilma Rousseff. A declaração foi feita em seu discurso de posse no Palácio do Planalto, quando ele falava sobre a forma como Dilma atua junto aos ministérios.

"Nestes últimos dias, participei de várias reuniões ministeriais e fiquei impressionado com sua forma de trabalhar e buscar resultados efetivos. (...) Eu já era seu fã, agora sou mais ainda", disse.

No início de sua fala, Raupp respondeu ao conselho dado pelo antecessor, Aloizio Mercadante, que discursou antes. Mercadantecomentou sobre a rigidez de Dilma Rousseff na avaliação de novos programas. "Eu agora estou comprovando tudo isso. A eficiência gerencial, a exigência de otimização na utilização destes recursos é uma tônica no comportamento dela [Dilma]", disse.
No discurso, Raupp disse que irá buscar resultados no campo da ciência e tecnologia, que classificou como um "eixo estruturante do desenvolvimento". "Não venho aqui para inventar a roda. Meu dever é fazer a roda girar em ritmo acelerado", afirmou.
O novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação citou como um dos seus principais objetivos a promoção da pesquisa científica em universidades e institutos. Citou também o programa espacial brasileiro, que tem entre seus projetos o lançamento de satélites em parceria com a China, além de um satélite geoestacionário por meio de um acordo entre Telebrás e Embraer.
Raupp também elogiou Mercadante e disse que trabalharia junto com ele, que assume agora o Ministério da Educação. "Mercadante e eu vamos continuar juntos. A educação é a fonte de todo o sistema de ciência e tecnologia, o eixo estruturante do desenvolvimento. Sem educação não há saída, é uma lei universal. Aqui ou em qualquer lugar do planeta".

Sobre a posse, disse que este era um dia "de viver grandes valores da vida". Agradeceu  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava presente, e a presidente Dilma Rousseff. "A senhora terá sempre a minha lealdade", disse.
Roupp, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocupava o cargo de presidente da Agência Espacial Brasileira
Escolhido por Dilma para substituir Mercadante, Marco Antonio Raupp tem um perfil estritamente técnico. Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário