BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Proposta Democrática: Luta Democrática, Cidadania e Desenvolvimento: PUTY Prefeito de Belém.


Proposta Democrática: Luta Democrática, Cidadania e Desenvolvimento: PUT...:

Luta Democrática, Cidadania e Desenvolvimento: PUTY Prefeito de Belém!

Não há maturidade sem juventude, nem futuro sem idealistas. O PT ao longo das últimas três décadas têm sido a voz das ruas, expressando e defendendo uma Belém democrática e cidadã. Na segunda metade da década de 1990 e na primeira metade da década de 2000, experimentamos a gestão da principal capital da Região Norte do Brasil. Chegou a hora de retomá-la!

O PT passa por intenso processo de renovação de seus quadros dirigentes. Em todo país serão novas lideranças que enfrentarão as velhas e carcomidas elites da tucanocracia e de sua privataria aliada. Jovens lideranças, porém já calejadas na construção de um novo futuro para o Brasil e suas respectivas municipalidades.

Lula, com sua enorme capacidade de compreensão de que o tempo é sempre o tempo das paixões e que a razão tem que ser a melhor conselheira do coração, soube influenciar para que na maior cidade do país, São Paulo, uma dessas novas lideranças fosse o nome escolhido para enfrentar o triunvirato PSDB/PSD/DEM. Fernando Haddad representa não somente a possibilidade de uma vitória histórica do PT em São Paulo, como também indica para o restante do Brasil um rico caminho a ser trilhado.

Da mesma forma Lula tem buscado atrair e propor novas lideranças, com a dupla característica de ser propositivo e ter carisma militante de esquerda, em outras cidades paulistas. É assim que Marcio Pochmann, atual presidente do Ipea, poderá ser um forte nome a concorrer a prefeitura da quarta maior cidade paulista: Campinas.

Claudio Puty converge esse conjunto de expectativas e capacidades com grande sobra. Sua experiência militante, acadêmica, administrativa e parlamentar nos possibilita vislumbrar uma forte chapa capaz de vencer as atrasadas elites locais, guarnecidas no tucanato e suas forças auxiliares.

O Brasil dos últimos nove anos buscou construir ou “germinar” um padrão diferenciado em relação ao seu histórico formato social excludente e ambientalmente degradador. Os governos Lula e Dilma ao combinarem politicas macroeconômicas gradualistas com políticas sociais ousadas iniciaram processo gradual de desconcentração da renda, com o uso, principalmente, de políticas mais fortes de transferência de renda e recuperação do salário mínimo em termos de ganhos reais aos trabalhadores.

Esses avanços ainda não estão consolidados, não nos enganemos que um novo modelo ainda não foi estruturado, somente algumas sementes de outro padrão foram semeadas, a capacidade dessas sementes germinarem e aflorarem estão na dependência dos próximos passos da sociedade brasileira.

A eleição para prefeito de Belém constitui momento chave para que a sociedade local e a militância do Partido dos Trabalhadores contribuam para que possamos efetivamente reforçar o projeto nacional, construindo localmente um projeto de Cidade Democrática e Cidadã. Os eixos desse projeto podem ser brevemente vislumbrados em cinco pontos:

i) O direito à cidade, isto é, o direito à participação nos processos deliberativos que dizem respeito à cidade, à coletividade urbana e ao uso dos bens públicos urbanos.

ii) O direito à mobilidade na cidade, isto é, a estruturação de política de transporte viária que democratize radicalmente o “ir e vim”, permitindo maior qualidade de vida e tempo de convívio familiar ao trabalhador de Belém.

iii) Efetiva democratização do uso do solo urbano, especificando o real cumprimento do Estatuto da Cidade (Lei federal 10.257/01) e o estabelecimento de controle da acumulação urbana e da especulação imobiliária, combatendo e regulamentando a apropriação predatória e excludente das terras urbanas e rurais.

iv) Políticas para Juventude enquanto principal componente de resgate da Cidadania Urbana. Integração de parcela considerável da população em amplo movimento de desenvolvimento social, tendo como base o esporte e a educação.

v) Políticas de urbanização, políticas de infraestrutura e políticas ambientais centradas nas áreas de maior vulnerabilidade, especificamente nos aglomerados subnormais que constituem 53% das áreas de habitação da Região Metropolitana de Belém.

Puty constitui o nome que possibilita ao Partido dos Trabalhadores retomar o governo da Cidade das Mangueiras, resgatando e assegurando a todos o direito à cidade. Velhos e novos desafios para construção de uma Belém Democrática e Cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário