BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governo Lorota: A 'Meta' é roubar obras dos outros. Resultado,70% de metas atingidas.

A análise abaixo foi copiada do blog da professora Edilza, notem que o texto tem a 'cara' do PMDB. Eu até me atreveria a dizer que esse texto foi encomendado, ou seja, elaborado a duas, ou mais, mãos.

Polêmica a parte, o texto revela mais uma lorota desse governo golpista e estelionatário de obras alheias.



Os 70% de metas do governo Jatene - Parte 1

Ontem, o governo Simão Jatene anunciou que teria  efetivado cerca de "70% das metas previstas no Plano Plurianual e na Agenda Mínima para 2011", ou seja, que em meados do mês de fevereiro, o governo Jatene já teria quase que fechado suas metas.... A nossa equipe do blog fez um levantamento das ações da agenda mínima, para saber quais destas ações foram cumpridas. Pesquisamos no site do governo, que é responsável pela divulgação das ações do estado e no site do Agencia Pará.  Bem, vamos ao que conseguimos apurar. Estamos publicando na barra lateral do blog a agenda minima do governo para que você possa fazer sua analise.
A agenda mínima  prever a instalação de 10 UPAS, até agora só foi inaugurada uma, a de Capanema, com verba federal.


Interiorização do Hemopa, não vimos nada nos sites oficiais, nenhuma ação que amplie a rede já existente. Atualmente o Hemopa possui unidades, há muito tempo nos municípios de em Belém, Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Tucuruí, Redenção, Capanema e Abaetetuba (Hemocentros Regionais e Núcleos de Hemoterapia). Falta explicações como se deu a ampliação dita pelo atual governo?


Outra ação, é a nova Santa Casa. Ela ainda não foi inaugurada, e segundo informações dos sites do governo, "Governo Entrega Nova Santa Casa no Segundo Semestre de 2012 ", ressaltando que o governo atual prometeu o fim da obra para dezembro de 2011.

O governo fala da reforma e adequação do Hospital Abelardo Santos - o que apuramos, é que agora que foram conseguidos recursos e última grande aquisição foi a instalação da unidade Neonatal, ainda na gestão da ex-governadora Ana Júlia.


As reformas de delegacias, o governador Jatene prometeu  a reforma de 100 delegacias e mais 10 delegacias das mulheres, na matéria da agencia Pará, as obras, em sua grande maioria encontram-se em estágios iniciais, tais como: "cinco já estão com obras licitadas - Ourilândia do Norte, na região sudeste; Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, e Cabanagem, Atalaia e Aurá, bairros da RMB."Outras duas delegacias – de Ourém, no nordeste, e Anajás, no Marajó – aguardam recursos" e "As demais obras estão com projetos em desenvolvimento ou aguardando aprovação. "




Implantação da Universidade Tecnológica do Pará - ainda não vimos grandes movimentações, apesar de vermos no PPA investimentos na ordem de R$ 40.000.000. O quanto deste valor  já foi investido e onde ?

As Escolas de Trabalho e Produção - são recursos captados no governo Ana Júlia, que licitou e iniciou obras de onze escolas profissionalizantes, mas do que temos conhecimento, e que só foi concluída uma, a de Vigia, mas que até hoje não tem matriculado nenhum aluno, falta mobiliário e quadro de professores e servidores, aliás, o governo tem que dizer que tipos de cursos "vap-vupt" ou cursos de ensino médio?. Um outro questionamento é ? não existe no quadro da SEDUC, nem no último concurso, professores de ensino profissionalizante ??? Como o governo pretende responder isto, com a palavra o secretário Nilson Pinto.


Implantação do curso de Medicina em Marabá - Há previsão da investimentos na Reforma nos espaços acadêmicos para implantação do Curso de Medicina em Marabá, segundo o que vimos noticiado, as obras ainda vão começar este ano. 


Complexo esportivo do Mangueirão  - Ainda não vimos movimentação do governo para inicio das obras. Os gastos com obras ainda estão sendo orçados. 'Estamos com o projeto de transformar aquela área do Mangueirão em um complexo esportivo, mas ainda não sabemos os custos para realizar uma obra dessa. Agora, já determinamos a construção do estádio de Santarém', ressalta Jatene.


Estádio de Santarém - A informação que apuramos, é que ainda estão sendo viabilizado recursos.


Ainda temos diversas ações da agenda minima que faltam realizações, ou até mesmo notícias de captação de recursos e inicio das obras, só para citar algumas: Revitalização do cemitério da soledade, Parque do Utinga, Nova Via para entrada de Belém, Intervenção no transporte urbano (este ainda há uma briga com a prefeitura de Belém, sobre que vai gerenciar as obras na capital), Duplicação da perimetral, Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, Terminal Hidroviário de Belém e o parque Tecnológico do Guamá. Só para citar algumas ações da agenda mínima, nem falamos da OGE 2012, que prever a reforma ou construção de mais de 230 escolas no Pará. Quantas já foram feitas ?????? Será que chegamos a 70%, ou seja, mais de 140 escolas reformadas ????

No que tange a capacitação dos servidores  - o governo fala que " Em 2011, o Estado capacitou 9 mil servidores, além da promoção de eventos como o Servifest (Festival de Música) e a Feira de Talentos"

Gostaria de saber, que tipo de capacitação foi feita ? Voltaram as bolsas de Mestrados ?? As especializações? O que vimos no site da EGPA são qualificações de cursos que já eram ofertados na gestão passada, com poucas turmas e poucos cursos, alias o numero de capacitações declarada esta abaixo das feitas em 2008 na Egpa. Os cursos para o interior sumiram? e o projeto para assistência para os aposentados?. A volta do Servifest não foi regionalizado e a feira de talentos foi um evento pontual, local e sem qualquer politica de valorização do servidor. Quando voltam as especializações?

Os 70% de metas do governo Jatene - Parte 2

Em relação a Perna Sul, a obra foi iniciada no governo passado, inclusive a abertura da estrada e ampliação da rodovia, da vicinal que liga a Alça ao município do Acará, com licitação da empresa, com todo o trabalho de fundação, estaqueamento das estrada e as pontes de concreto iniciadas, se o governo anterior não teve a competência de entregar a obra, o governo atual tem que dizer que já pegou a perna sul, com mais de 70% da obra feita e que boa parte dos recursos  para a conclusão,vieram do governo federal, do governo Dilma.

As habitações entregues,  são investimentos do governo Federal (o estado participa com um percentual bem menor), fazem parte do PAC, aliás, PAC2, e foi a ex-governadora que conseguiu incluir estas habitações entregues em Castanhal, mas ela não teve a capacidade de entregar a obra. Mas o governo tem que dizer, não dá para fazer adeus com chapéu dos outros.

 "O governo ainda concedeu cerca de 6% de reajuste salarial aos servidores" 

O índice de aumento foi menor do que a inflação do período de 2011, que foi de 6,5%, ou seja, ainda houve perdas salarias, e ainda tivemos uma de greve dos professores, e  o estado não paga o piso salarial da categoria, é um dos 6 estados que não pagam o piso.

O 70% me parece um número para mídia, que não tem correspondência com a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário