BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

VOTE PUTY: O MELHOR PARA O PT. O MELHOR PARA BELÉM.

As prévias do PT estão terminando e no domingo, dia 05 de fevereiro, o partido terá, pela primeira vez em sua história no Pará, escolhido seu candidato num processo político que envolveu diretamente toda a sua militância.

Foi com esse sentimento de “passar o partido a limpo” que defendemos, desde o primeiro momento, a realização das prévias e, certos da responsabilidade com o PT, colocamos a disposição do partido um relevante quadro político.

Consciente da necessidade de apresentar um nome que represente renovação, juventude e preparo, e ainda, que seja capaz de oxigenar o partido, indicou o deputado federal Cláudio Puty para defender esse novo momento da história do PT em Belém.

O companheiro Puty é um “velho” militante petista, porém um jovem e muito promissor quadro político, da nova e qualificada safra de lideranças do PT. O Puty é um idealista, íntegro e preparado, mas acima de tudo, é um militante pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por essa postura firme ele é freqüentemente atacado pelos instrumentos de manipulação social a serviço da direita.    

Filho de funcionários públicos, seu pai foi militante comunista que militou contra a ditadura militar, bancário e sindicalista.  Forjado nesse ambiente, desde muito cedo começou a militar no movimento estudantil secundarista e depois no universitário. Filiou-se ao PT em 1988, participando de lutas históricas como a conquista da meia passagem e mais tarde de sua democratização e da mobilização do “Fora Collor”, entre outros. Na política, ainda em 1992, foi um dos responsáveis pela campanha que elegeu a companheira Ana Júlia como vereadora de Belém, o que deu início a sua trajetória.

Em 1993 o Puty ingressou no serviço público através de concurso, tornando-se professor de Economia da UFPA. Cumprindo planejamento da instituição, partiu para uma etapa de preparação acadêmica onde, cursou mestrado em economia na Universidade de Tsukuba, no Japão e doutorado em desenvolvimento econômico na New York Institute For Social Research, nos EUA. Puty também foi convidado a trabalhar como professor visitante na Universidade de Siena, na Itália. Em 2005 o companheiro Puty retorna ao Pará e implementa na UFPA o início do Mestrado em Economia da instituição.

Puty possui experiencia de gestão pública, pois assumiu a Secretaria de Governo do Pará, sendo responsável, entre outras coisas, pela construção dos projetos de habitação que o estado conseguiu introduzir no PAC do governo federal. Posteriormente, seu desempenho o levou a assumir a chefia da Casa Civil do Governo de onde saiu para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Eleito deputado federal, logo em seu primeiro ano de mandato, tornou-se presidente da Comissão de Tributação e Finanças do Congresso e foi apontado como um dos parlamentares mais influentes da CASA.

Dentre os principais instrumentos de transformação social que a sociedade dispõe, merece destaque a educação, a política e militância e essas são, sem dúvida, características marcantes na candidatura de Puty.
A trajetória de sucesso alcançada pelo companheiro Puty é uma espécie de “sonho de consumo” de grande parte da nossa população, professor universitário, sólida formação acadêmica, poliglota, cosmopolitano, mas, mesmo com tudo isso conquistado, Puty não abriu mão de fazer Política, não deixou de acreditar que a transformação social é possível e que o caminho é a militância como uma tarefa revolucionária.

Ou seja, o Puty podia estar tranqüilo dando suas aulas na UFPA, na Itália, nos EUA, ou em qualquer outro lugar do mundo, mas, em vez disso, está aqui, dando a cara á tapa, olho no olho da nossa militância, debatendo e ouvindo e até mesmo enfrentando os mais raivosos, com humildade, respeito, coragem e acima de tudo com hombridade.

Entretanto, a candidatura do Puty nessas prévias sempre se propôs a discutir um novo caminho para o PT e esse caminho pressupõe a revisão da nossa política de aliança com a direita, principalmente no que diz respeito ao PMDB e ao enfrentamento com a família Barbalho.  

É verdade que cometemos alguns erros ao longo tempo, coletivos e individuais, o próprio Puty já fez mea-culpa publicamente de alguns deles. No entanto, agora é momento de corrigir os rumos e seguir em frente, devemos aproveitar essa mobilização partidária em torno das prévias e seguir aglutinando a militância e os movimentos sociais em torno da nossa candidatura e do nosso projeto de governo.

No meu ponto de vista, acredito que esse é um momento de seguirmos um caminho distinto do PMDB, pois temos estratégias políticas divergentes, tanto para Belém como para o estado, sendo incompatível que o nosso projeto de governo seja capitaneado por eles e o deles por nós. Assim, o companheiro Puty se apresenta como o mais preparado para cumprir essa tarefa, posto que o distanciamento desejado para o momento, já é naturalmente sentido.

Portanto, é esse comprometimento do companheiro Puty com o PT e com a sociedade que o credencia para ser o melhor candidato que o PT pode apresentar para que possamos disputar e ganhar a prefeitura de Belém.

Dia 05/02, domingo, vamos votar no PUTY e recolocar o PT no rumo certo. Boa votação companheiros !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário