BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Audiência pública no Senado avalia positivamente execução das obras de Belo Monte



Audiência pública no Senado avalia positivamente execução das obras de Belo Monte

Foi positiva a avaliação realizada hoje (15) pela Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Usina Belo Monte (CMABMONTE) do Senado Federal. A análise foi feita nesta manhã durante a primeira reunião do grupo após a visita dos parlamentares ao canteiro de obras, em Altamira, na sexta-feira passada (9). Para o presidente da Subcomissão, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a Usina Hidrelétrica Belo Monte é a mais importante obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em execução no País e, por isso, merece um acompanhamento especial por parte dos senadores. Ao final da reunião, o relator da Subcomissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), apresentou datas para as novas visitas ao empreendimento, previstas para julho e novembro deste ano.

Presente na audiência pública, o presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento, relatou as ações socioambientais da empresa, que é responsável pela construção e operação de Belo Monte, nas 11 cidades da área de influência do empreendimento e lamentou que, em muitas situações, as soluções esbarrem na histórica carência de mão-de-obra e de infraestrutura da região. “Há alguns meses atrás, a Prefeitura de Vitória de Xingu não tinha sequer um engenheiro. Em Altamira, cidade com 159 mil km², só foi definida a área urbana do município no dia 31 de dezembro do ano passado. Esse é o tipo de coisa que, infelizmente, ainda atrapalha a agilidade de nossas ações”, desabafou o presidente. “Estamos colaborando como podemos e sabemos das dificuldades pelas quais passam essas prefeituras”, disse Nascimento.

Para o relator da subcomissão, a UHE Belo Monte é uma obra diferenciada. “Belo Monte incorporou o aprendizado dos erros vividos no Brasil com a construção de grandes empreendimentos, principalmente, na Amazônia”, avaliou. O senador se declarou impressionado com a magnitude da obra, ressaltando que o maior avanço está no desenvolvimento social que Belo Monte está levando à região. “Só para citar como exemplo, Altamira vai receber obras de água e esgoto em toda a sua extensão e será uma das poucas cidades do Brasil a ter 100% de saneamento”, destacou.

O Coordenador-Geral de Infraestrutura de Energia Elétrica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Adriano Queiroz, disse que o acompanhamento do órgão junto às ações da Norte Energia é constante e relacionou uma série de ações condicionantes já realizadas pela empresa na região, como a construção de escolas, postos de saúde e investimentos em segurança pública.

O especialista em política ambiental, consultor legislativo Ivan Dutra, destacou a importância de acompanhar a política pós-licenciamento que há na construção de Belo Monte. O mesmo destaque foi feito pelo Secretário Extraordinário de Assuntos de Energia do Pará, Nicias Ribeiro, que compareceu à audiência representando o Governador do Estado, Simão Jatene. “Antigamente quando se fazia uma usina hidrelétrica só se pensava em energia, mas em Belo Monte é tão diferente que o Xingu ganhou até um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para que a população não sofra como aconteceu em Tucuruí”, avaliou o representante do Governo estadual.

Assessoria de Imprensa - Norte Energia S.A.
www.norteenergiasa.com.br
www.blogbelomonte.com.br
www.tvbelomonte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário