BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 20 de março de 2012

Blog do Puty: Celpa: golpe nos trabalhadores

Celpa: golpe nos trabalhadores



O MPF acatou o pedido do deputado Cláudio Puty, para oferecer à sociedade possibilidades de obter transparência sobre a insolvência da empresa do grupo Rede Energia. Esse é um debate que interessa a toda sociedade, e não deve ser tratado como objeto dos bastidores da política, pois tem tremendo impacto no cotidiano dos cidadãos, consumidores, trabalhadores.  O deputado defende ainda a intervenção federal no caso Celpa.

Quem passa todos os dias na frente da sede Rede Celpa, na AV. Augusto Montenegro, em Icoaraci-Belém, observa sucessivos protestos de funcionários, do sindicato dos urbanitários. Os funcionários já fizeram, este ano, várias paralisações, pois além da dívida da empresa ter impacto no consumo, na economia do estado, com dívida de cerca de 135 milhões só de ICMS, acarreta inúmeros malefícios à política salarial local, acumulando vários déficits de reajuste à categoria.

Ao longo dos anos, a empresa impôs demissões arbitrárias a antigos funcionários da casa, por meio de uma política de rebaixamento de salários e contratação de mão de obra barata, além de problemas com pagamento de horas-extras, avisos prévios etc. Durante esses anos, pós-privatização, os reajustes tarifários anuais chegaram a mais de 100%, mas os lucros eram transferidos para empresas associadas do grupo.

Além do debate econômico já tutelado por toda opinião pública, vamos ver quem vai colocar no pacote político-midiático a defesa dos trabalhadores, o que sempre foi um pano de fundo esfumaçado nos modelos de privatização não discutidos com a sociedade. Modelos de privatização que chegaram pra valer junto com o modelo da política tucana, oferecendo prejuízos aos trabalhadores paraenses e desserviço aos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário