BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Blog do Puty - Ministro do Desenvolvimento e parlamentares debatem sobre os rumos do Brasil

Ministro do Desenvolvimento e parlamentares debatem sobre os rumos do Brasil

21/03/2012 05:15

Na manhã desta quarta-feira (21), os membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados foram recebidos pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Na ocasião o crescimento econômico do Brasil e as questões cambiais foram debatidos.
Na avaliação do deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) a reunião foi bastante produtiva e esclarecedora sobre o cenário atual de desenvolvimento brasileiro.
“Quando falamos da perda da participação da indústria no PIB nacional, não significa que estejamos passando por um processo de desindustrialização. Estamos passando por um processo de primarização”, o parlamentar explicou. “Nosso parque industrial cresceu nos últimos anos em termos absolutos, mas perdeu participação relativa. Alguns dos itens de exportação, considerados bens primários, como a soja, são fruto de um intenso processo de pesquisa, de intensificação tecnológica, que faz com que o Brasil seja altamente competitivo nesse setor”.
Outro tema discutido durante o evento no Ministério do Desenvolvimento foi o câmbio, que apreciado, tem sido combustível para mal entendidos sobre as políticas econômicas do governo federal.
“O real não está no lugar certo porque não confere com o nível de produtividade da economia brasileira. Agora, dizer que pedimos para os países centrais aumentarem os juros é uma coisa totalmente diferente, porque temos que aproveitar pelo menos o aspecto positivo da queda dos juros, que é o afluxo de capitais para o País, que permite estabilização de preços”, esclarece Puty.
O parlamentar ainda defende o uso de instrumentos como o Imposto de Exportação para proteger a indústria nacional.
“Precisamos começar a usá-lo [o Imposto de Exportação] sobre os bens primários, particularmente aqueles de setores como mineração, para que possamos, a partir do recurso, usando-o como mecanismo regulatório, fomentar a indústria, além, obviamente, de resolver questões como a guerra dos portos e o ICMS, para aumentar nossa competitividade”, disse Puty.
No Governo Lula, a economia foi estabilizada. Houve distribuição de renda e milhões de brasileiros saíram da miséria. O Brasil se posicionou como grande nação mundial, nação da democracia, nação da paz, nação que quer igualdade social e igualdade de oportunidades.
O Governo Dilma segue a partir das bases deixadas pelo Presidente Lula. Os desafios são o desenvolvimento de logística, de mão de obra e de desenvolvimento da base científico-tecnológica. Com isso, o sonho de muitos pensadores como Celso Furtado de um Brasil autônomo, soberano e desenvolvido poderá ser alcançado.
Crédito: Djacir Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário