BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 3 de março de 2012

Celpa na mira do MPF Celpa na mira do MPF

Celpa na mira do MPF
Celpa na mira do MPF

02/03/2012 09:26

Nesta sexta-feira (02/03), o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) representou junto ao Ministério Público Federal contra a Celpa (Centrais Elétricas do Pará) para que sejam apuradas as causas de insolvência.

A distribuidora do Pará entrou com pedido de recuperação judicial na última terça-feira, alegando problemas com multas impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o consequente aumento do endividamento.

“O desmonte da Celpa teve início na privatização. As companhias que permaneceram públicas tiveram trajetórias diferentes. A Celpa se negou a seguir as recomendações da Aneel e apresentou sucessivos recursos à justiça todas as vezes que as agências reguladoras puniam seu comportamento irregular. Agora, a estratégia do grupo Rede se renova. Não só judicializam processos que seriam meramente administrativos, mas também transferem da Justiça Federal para a Justiça Estadual o processo de renegociação de suas dívidas”, disse Claudio Puty.

De fato, o pagamento de juros sobre as dívidas e de multas regulatórias consumiu todo o lucro operacional gerado pela companhia nos últimos trimestres. Mas mesmo sem considerar esses gastos, a Celpa mostra o pior desempenho quando comparada às empresas que atuam em Estados próximos Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário