BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Economia - Dilma afirma que crise do euro traz 'fantasmas' de volta

Economia - Dilma afirma que crise do euro traz 'fantasmas' de volta


Presidente discursou durante lançamento do programa Brasil Carinhoso.
Segundo ela, apesar da crise, Brasil consegue crescer e distribuir renda.

Priscilla MendesDo G1, em Brasília
4 comentários
A presidente Dilma Rousseff ao lado da ministra Gleisi Hoffmann durante lançamento do programa Brasil Carinhoso (Foto: Roberto Stuckert / PR)A presidente Dilma Rousseff ao lado da ministra
Gleisi Hoffmann durante lançamento do programa
Brasil Carinhoso (Foto: Roberto Stuckert / PR)
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (14) que a retomada da crise da zona do euro traz de volta “vários fantasmas que pareciam afastados”.
Nesta segunda, as preocupações com a economia grega impulsionaram o dólar para a marca dos R$ 2. O impasse político na Grécia e a derrota do partido da chanceler alemã, Angela Merkel, em importante eleição regional também pressionaram o mercado de ações, e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) recuou fortemente.
“Hoje mesmo, volta mais uma vez a crise da zona do euro e vários fantasmas que pareciam afastados, pelas expansões monetárias bastante significativas, dos dinheiros colocados nos bancos pelo mundo afora, todo esse processo começa a ser questionado politicamente não só pelo que aconteceu na França, pelo que aconteceu na Grécia e pelo que aconteceu naquele estado alemão, que é um dos estados mais ricos da Alemanha, que é a Renânia do Norte-Vestfália”, declarou.
Na Renânia do Norte-Vestfália, o conservador CDU, partido de Angela Merkel teve sua votaçãoreduzida de 35% em 2010 para 26% neste ano, pior resultado no estado desde a Segunda Guerra Mundial.
Dilma discursou durante cerimônia do programa Brasil Carinhoso, de atendimento a crianças de 0 a 6 anos que vivem na extrema pobreza. O programa prevê que todas as famílias com pelo menos uma criança nessa faixa etária tenham renda mínima de R$ 70 por integrante.
A presidente afirmou que o Brasil tem conseguido crescer e, ao mesmo tempo, distribuir renda. “Isso é muito importante no momento em que nós estamos vivendo, que é um momento em que economias de países desenvolvidos, sociedades de países desenvolvidos passam por grandes dificuldades”, afirmou.
Dilma disse ainda que o governo está no caminho para transformar o Brasil em um país “justo e social”. “Nós temos de ter muito orgulho de termos esse foco social [...] e de termos encontrado a formas de conduzir com muita clareza e muita justeza, esse caminho de desenvolvimento social, uma ampla e inquestionável justiça social”, declarou.
Ela afirmou que é preciso “modéstia” para perceber que ainda falta muito a fazer. “Meu governo estará atento para aprofundar esse tipo de política [de transferência de renda]”.
A presidente voltou a dizer que o Brasil só será um país forte quando a qualidade de vida da população crescer. “[O Brasil] não vai se conformar jamais com a uma situação que era característica do passado: a existência de dois ‘brasis", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário