BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Puty debate com famílias de agricultores na Resex em Breves

Puty debate com famílias de agricultores na Resex em Breves
21/05/2012 06:37
Puty debate com famílias de agricultores na Resex em Breves

Produtos alimentícios como farinha de mandioca, artesanato e produtos cosméticos , a partir do reaproveitamento do açaí

O deputado Puty esteve no município de Breves ( Marajó) neste último final-de-semana e participou de agenda com lideranças locais e políticos, como o Prefeito Xarão Leão, vereadores e representantes da reserva extrativista. A comitiva visitou a Resex Mapuá, que fica há 3 horas de Breves.
 A comitiva foi recebida com festa pela comunidade, e em seguida visitaram a casa familiar rural. As famílias rurais prepararam uma exposição de produtos da agricultura familiar alimentícios e de reaproveitamento, com apoio de técnicos, investimentos e políticas de fomento, provindos de parceria e articulações com governo federal e prefeitura local.
 O deputado  Puty ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para este segmento da sociedade, “e o quanto a produção dessas famílias de agricultores é importante para a economia e preservação do meio ambiente,  para o desenvolvimento com sustentabilidade do agricultor, que vira uma motivação para outras regiões, exemplos para outros movimentos”, afirma Puty que fez degustação dos produtos.
O mercado local é aquecido com esses produtos da agricultura familiar. A prefeitura já adquiriu produtos para a merenda escolar, e complementa o cardápio dos estudantes com 30% de produtos da Resex, seguindo um decreto já sancionado pela presidente Dilma. O prefeito Xarão Leão diz que " é nossa intenção obter o ano inteiro produtos da agricultura familiar, para abastecer a merenda escolar, e isso motiva a comunidade".
O deputado Puty concluiu sua participação no debate, reforçando: “É nossa intenção fortalecer as iniciativas locais, estimulando o acesso aos programas federais como o de educação para o campo  - Pronacampo - ; a ampliação da rede de creches; a fiscalização de terras, para evitarmos conflitos, como o que aconteceu em Nova Ipixuna; o respeito das leis trabalhistas, combatendo o trabalho escravo, entre outras formas de defender as populações locais, para que os resultados não sejam só na economia, mas também para melhoria da qualidade de vida das pessoas na Amazônia”, concluiu Puty.
Nesta semana, dia 24, no âmbito do Congresso Nacional, por iniciativa do deputado Puty, será lançada a Frente Parlamentar Mista em defesa das Reservas Extrativistas, que visa fomentar e debater  políticas para esse modelo de desenvolvimento ambiental regionalizado, a partir do modelo agroextrativista sustentável. O dia de lançamento da Frente lembra simbolicamente a morte dos trabalhadores Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna e a luta dessa famílias por um futuro mais pacífico e promissor para as economias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário