BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 23 de junho de 2012

Lixo Extraordinario Documentário - Filme Completo

Lixo extraordinário, um documentário sobre pessoas, arte e materiais reutilizáveisPostado em Reduzir, Reutilizar, Reciclar em 05/01/2011 às 19h
por Redação EcoD


Imagem da montagem da arte de Dião Santos/Foto: Divulgação

O artista brasileiro Vick Muniz, internacionalmente conhecido, teve a ideia de fotografar catadores e os materiais recicláveis do maior aterro sanitário da América Latina, localizado em Gramacho (RJ), e vender as imagens para utilizar a verba em ações para melhorar as condições de trabalho dos catadores. Uma das fotos, inclusive, foi leiloada em um evento beneficiente em Londres.

Enquanto conhece a vida das pessoas que trabalham no aterro e desenvolve um primeiro ensaio fotográfico, Muniz se aproxima da realidade desses trabalhadores e descobre a desesperança que vive em cada um. Após as primeiras imagens fotografadas, chega a vez de montar uma peça gráfica com chão, com ampliações das fotos.

Cada modelo/catador passa a fazer parte da realização da obra final, junto com Muniz, enquanto monta as próprias peças recolhidas no aterro, como um quebra cabeça da fotografia. Esse trabalho em conjunto é uma mostra de que qualquer pessoa consegue produzir algo grandioso, basta que tenha incentivo.

Essa história foi filmada como um documentário que participou de algumas mostras internacionais em 2010 e levou o prêmio de melhor documentário do Festival de Sundance, o maior festival de filmes independentes do mundo, e o prêmio de audiência do Festival de Cinema de Berlim, no mesmo ano.

A direção de Lixo Extraordinário (Waste Land) é composta por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, com produção de Hank Levine e produção executiva de Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro. O filme ainda não foi exibido nos cinemas.

Uma das peças criadas durante as filmagens foi uma fotografia de Sebastião Santos (mais conhecido como Tião), presidentes dos catadores do aterro de Gramacho, que chegou a ser entrevistado para falar sobre seu trabalho em um programa de televisão de repercussão nacional.

Vick Muniz também é reconhecido nacionalmente por outros trabalhos divulgados na televisão, como a abertura da novela Passione.


Lixo Extraordinário
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Waste Land - Lixo Extraordinário (BR)

Brasil e Reino Unido
2009 • cor • 99 min
Produção
Direção Lucy Walker, João Jardim eKaren Harley
Género documentário
Idioma original inglês

IMDb: (inglês) (português)
Projeto CinemaPortal Cinema


Lixo Extraodinário é um documentário, lançado em 2009, produzido pelos diretores brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora britânica Lucy Walker, com participação na produção-executiva do diretor Fernando Meirelles.

O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. O aterro também foi o cenário de um outro documentário brasileiro, também premiado: Estamira (2004), de Marcos Prado.

Sinopse

Lixo Extraordinário mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2009, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto - entre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

A maior parte dos diálogos acontece em inglês, exceto as cenas com os moradores do Jardim Gramacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário