BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

domingo, 10 de junho de 2012

Mas assim...

Eu vou provar pra vocês como é fácil ser um "dentista social".

Acostumado a se orgulhar de seu curso de doutorado em ciência política e tentar fazer disso a senha para dar 'parpites' na política local sem que ninguém o questione, mas a verdade é que, as vezes, fazer certas previsões é mais fácil que acertar o placar do jogo do Fla.

Comparem aí abaixo duas matérias publicadas na blogosfera. A primeira é do Dentista Social, publicada ontem,a segunda é minha, publicada no início do ano e tirem suas próprias conclusões.  

Belém 2012: O vice de Ed e o "fofamento" iminente.

em Belém Edmilson Política por Edir Veiga 09 de junho, 2012 - 09h00

Edmilson articula alinaça com o PV e o PCdoB. Os dois nanicos disputam nos bastidores quem será o vice. Com estas duas alianças Edmilson Resolve parcialmente a questão do tempo na TV.

Eu diria que Edmilson tem de equacionar alguns problemas para manter sua intenção de votos em 1/3 do eleitorado:

1- Tempo na TV;

2- Estrutura eleitoral nos bairros;

3- Recursos financeiros.

4- Segurar o ímpeto de seis candidatos competitivos: Priante, Jordy, Zenaldo, Alfredo, Jefferson Lima e Anivaldo. Edmilson tende a "fofar" quando esta turma começar a ampliar sua intenção de votos em Belém.

A equação é simples: Nenhum desta turma deverá ter menos de 10%, haverá pelo menos 15% de abstenções e pelo menos 6% de votos brancos e nulos. Sobrará em torno de 80% de votos válidos, ou seja, 800 mil votos, a ser distribuidos entre 7 candidatos competitivos.

Isto posto, se esta avaliação estiver correta, Edmilson não chegará com mais de 22% no dia 7 de outubro. Querem apostar?

Agora vejam o que eu escrevi no dia 04 de janeiro de 2012:

A estratégia do PSOL é tentar pregar "voto útil" na esquerda. Não vai colar !!

Abaixo publico o pertinente comentário de leitor do blog, observando a estratégia do "dentista" de tentar desqualificar o PT enquanto maior partido de oposição de Belém, criando referência pessoal ao candidato Edmilson para pregar o voto útil na esquerda. Também faço alguns comentários sobre o processo eleitoral em Belém. 


Anônimo disse...

Cidade, é lamentável a situação de Belém. Mas, meu comentário vai na direção, de certos Cientistas Políticos com sindrome de Mulher traida. Gostariamos que os blogueiros progresistas trabalhem temas para descaracterizar comentários e ou reflexões que o PT está fadado a insucessos no próximo pleito. Afinal, na gestão pasada, o mesmo professor não fazia parte de uma equipe de staf político do Governo. O que presenciamos é tendecismo em suas análises. Que conhece o Edir, sabe sua fama na UFPA, desde os tempos de estudante, o que prevalece é seu ego de professor sabe tudo, acho que vai ficar doente por isso. Fala para o " cientista político " metido a vidente que em 2012, na capital ganhará aquele candidato que agregar maior capilariedade com o povo de Belém, sendo assim, mesmo com problemas, o PT tem uma porcentagem significativa do eleitorado, é só analisar o comportamento do eleitor nos últimas eleições. Porém terá que ter um candidato competitivo, que agregue o coletivo e busque uma nova perspectiva para Belém. Ps: Gostaria de ler no blog dele, o valor de recursos que serão gastos no governo incompetente atual...

Comentário do Blog

Concordo com você, acho que as análises do dentista são raivosas, imprecisas e, principalmente, tendenciosas, tentando induzir uma parcela do eleitorado do PT a votar no Edmilson.

É certo que a se manter esse quadro de candidaturas, que considero fortes, a tendência é que haja uma pulverização muito grande dos votos, se não vejamos:

1) O candidato do D. Costa que era carta fora do baralho, agora, sendo Almir, ganha outra dinâmica, é um nome forte com uma bruta máquina; 2) A máquina do governo terá três candidaturas: Jordy e Priante que já demonstraram bons rendimentos eleitorais em Belém e Zenaldo ou Flexa, representando o governo tucano; 3) A esquerda terá as candidaturas do PT e do PSOL.

Trabalhando  nessa linha, com essas seis candidaturas, fica evidente não só que haverá segundo turno, mas que é mero exercício de "adivinhação" tentar cravar os nomes que estarão nele.

No meu ponto de vista, acredito, qualquer que seja o recorte eleitoral que se faça, a se manter essas candidaturas, nenhum candidato "nadará de braçada" em nenhum segmento do eleitorado, como por exemplo esquerda, classe média, periferia, cultura, sindical e por aí vai. Todos serão divididos entre dois ou mais candidatos. 

Neste contexto, as votações tendem a se aproximar, acho que destas seis candidaturas postas, nenhuma terá menos de 10% dos votos e a mais votada no primeiro turno não deverá obter mais que 23% ou 25% dos votos. A disputa será portanto acirradíssima.

Quanto ao PT especificamente, a tarefa imediata é combater essa estratégia do PSOL e muito bem desenhada pelo dentista, de pregar o voto útil no Edmilson. Nesse momento, essa é candidatura que devemos combater e não podemos permitir que os votos da esquerda se cristalizem no Edmilson.

Portanto, as prévias do PT devem ser um memento de afirmação do PT e de seu projeto, não só enquanto partido de esquerda, mas fundamente como oposição ao projeto da direita e mais que isso, com um programa de governo viável e responsável, diferentemente do PSOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário