BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Marabá andou pra trás, da pujança ao desencantamento.

Leiam nota do Hiroshi acusando o golpe. A crise fincou pé em Marabá, tida como o Eldorado do Pará, que, diziam, apresentava crescimento chinês.
 
A ciência econômica mostra que um dos elementos centrais da economia real é a tal da expectativa, um parâmetro intangível, sem mensuração concreta, mas que, de fato, é quem determina o bom andamento do mercado.

Marabá viveu, e cresceu economicamente, por anos a fio das expectativas depositadas em alguns fatos específicos, principalmente da chegada da industrialização mineral, sobretudo da indústria do aço e ainda da eterna luta pela sua emancipação. Entretanto, desde o ano passado a cidade viu frustada suas expectativas, seja pelo plebiscito, que vetou a criação do Estado de Carajás, seja pela paralisação das obras da ALPA.

Com as expectativas frustadas, a cidade mergulhou numa maré de desanimo, ou, em outras palavras, numa crise, neste cenário os investimentos caem, a especulação diminui e a economia real aparece, a cidade de Marabá volta a ser igual a todas as outras cidades do estado, dependente do comércio, dos gastos públicos e dos salários dos servidores.

O governador Jatene abandonou a cidade e a região. Com medo, riscou a cidade do mapa. Ele sabe que é o grande responsável pela 'onda' de falta de esperança em que a cidade mergulhou.

Em suma. Marabá andou pra trás, da pujança ao desencantamento. Lamentável !! 


Categoria: Sem categoria / terça-feira, julho 10, 2012, 7:28

Marabá vive momento de desmotivação produtiva, se é que a frase serve para explicar a já prolongada queda de autoestima que domina setores propulsores da economia do município, depois do desencanto provocado pela suspensão das obras da Alpa e das incertezas quanto a derrocagem do rio Tocantins.

O boom imobiliário registrado, principalmente, no período de 2008 a 2010, deu lugar ao desmonte de projetos de condomínios e loteamentos diversos, levando, para baixo, o preço de imóveis.

Isso sem contar no desaquecimento perigoso do movimento nas áreas comerciais.

O cenário de plena recessão na atividade econômica do município tem preocupado a Associação Comercial e Industrial de Marabá, que procura motivar seus agentes através de seminários, encontros e reuniões temáticas voltadas às potencialidades da região.

É nesse sentido que o presidente da ACIM, Mauro Souza, tem procurado reunir associados nos encontros motivacionais ocorridos no auditório da entidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário