BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quem for podre que quebre !!!

CPI do Cachoeira aprova convocação de Cavendish, Pagot e Paulo Preto para depor 
Camila Campanerut
Do UOL, em Brasília


Convocação do ex-presidente da Delta Fernando Cavendish foi aprovada pela CPI

Os integrantes da CPI do Cachoeira aprovaram nesta quinta-feira (5) a convocação do empresário Fernando Cavendish, ex-presidente e sócio da Delta Construções S.A, para prestar esclarecimentos sobre as atividades da construtora com o esquema de corrupção, chefiado pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que envolvia políticos e empresários.

Também foi aprovada a convocação do ex-diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, e de mais cinco testemunhas: Adir Assad, Andréa Aprígio, Paulo Vieira de Souza, Paulo Moreira Lima e Raul Filho. As datas dos depoimentos ainda não foram definidas.

Já os demais são pessoas ligadas a Cachoeira: a ex-mulher dele, Andréa Aprígio, e o atual prefeito de Palmas (TO), Raul Filho, que foi flagrado em vídeo com o bicheiro discutindo troca de favores.A maioria dos convocados tem relação com a empresa Delta: Pagot se colocou à disposição da comissão para contar o que sabe a respeito dos contratos do órgão com a construtora; Adir Assad é o dono da empresa Rock Star, que recebeu recursos da Delta; e Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto, é ex-diretor da Dersa (que tinha contratos com a Delta) e que supostamente ajudou a coletar recursos para a campanha do PSDB em 2010.

Além disso, foi convidado a falar à CPI Paulo Moreira Lima, juiz que se afastou do caso Cachoeira depois que recebeu ameaças. Também foi aprovada a convocação dos ex-donos da Sigma, José Augusto Quintella e Romênio Marcelino Machado. Segundo reportagem da revista Veja, a Sigma era usada em operações da construtora como uma espécie de "caixa para quitar faturas em que a própria Delta preferia não aparecer como devedora".

A oposição pediu que fosse incluído na lista o ex-tesoureiro da campanha do PT de 2010, o deputado federal José de Filippi (SP). O requerimento tem como base reportagem da revista IstoÉ, que aponta que o petista teria pedido ao Pagot ajuda com doações para campanha a empresas com contratos com Dnit.

Por duas vezes, as convocações de Pagot e Cavendish foram retiradas de pauta pelo relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG), que optou por focar as investigações nas relações da Delta na região Centro-Oeste. No entanto, deputados da oposição insistiram com os requerimentos, que foram aprovados em bloco.

A expectativa é que os trabalhos da CPI sigam até o dia 12 de julho. Desta forma, novos depoimentos podem ficar para depois do recesso parlamentar --de18 de julho a 1º de agosto.

(Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário