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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Blog do Hiroshi - Pesquisa Ibrape já encontra Salame na liderança

Pesquisa Ibrape já encontra Salame na liderança

Realizada há dez dias, pesquisa do Ibrape, mesmo instituto que trabalha pesquisas para o jornal Correio do Tocantins, encontrou o candidato João Salame na liderança da corrida eleitoral, no mesmo período de realização da terceira pesquisa Doxa Comunicação.

Registrada no TRE sob protocolo PA 00128/2012, pesquisa fez 488 entrevistas com margem de erro de 5%, para mais ou para menos.

Como a pesquisa está registrada e disponibilizada a conhecimento público, o blog libera seus números – com a ressalva de que a mesma foi feita há dez dias – portanto, sujeira a defasada pelo dinamismo da atual campanha.

A pesquisa nao pegou os efeitos da fala de Lula nem as consequências do debate da RBA.

Entre coordenadores da campanha de João Salame, o otimismo é geral, depois de conhecerem números de pesquisa interna realizada entre sábado e domingo.


PESQUISA ESTIMULADA





Observem, a seguir, no gráfico comparativo das pesquisas realizadas pelo Ibrape, duas delas publicadas no Correio do Tocantins, como o candidato João Salame subiu vertiginosamente, e seu adversário principal, Tião Miranda, caiu na mesma proporção.

É uma avalanche de migração de intenção de votos jamais vista. A chamada virada na corrida pela disputa da prefeitura, com Salame assumindo a liderança, e, neste momento, consolidando-a.



Dados da Pesquisa:

Número do protocolo: PA-00128/2012

Data de registro: 13/09/2012
Empresa contratada: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública
Eleição: Eleições Municipais 2012
Contratante: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
Origem dos recursos: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
Pagante do trabalho: Ibrape Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública – CNPJ: 02.943.355/0001-40
Valor (R$): 12.440,00
Estatístico responsável: Luciano Henrique Matos
Registro do estatístico no CONRE: 9168-A
Registro da empresa no CONRE: 5932/08

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa de Opinião Pública Modalidade Quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais junto ao eleitorado em estudo, com aplicação de questionários estruturados em um universo amostral dos eleitores residentes na sede do município de Marabá/PA, no período de 16 e 17 de Setembro de 2012.


Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

As entrevistas serão realizadas somente com eleitores que votam na sede do município de Marabá/PA, sendo todos com idade igual e superior a 16 anos, que se por tratar de amostragem representativa, as variáveis de sexo, faixa etária, formação escolar, rendimento mensal e localização domiciliar, a pesquisa é auto-ponderada, isto é, as proporções estão contidas na amostra conforme critério técnicos por amostragem aleatória. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Após a conclusão do trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização e crítica técnica, que consiste na conferência de aplicação das “cotas amostrais” com adequação aos parâmetros estruturais e retorno, para “rechecagem”, de parte dos questionários. Agentes pesquisadores (entrevistadores de campo) especificamente treinados para o caso, são responsáveis pelas entrevistas pessoais e preenchimento de cotas amostrais. Todos os respectivos questionários são codificados e processados em modernos sistemas de computação.


Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):

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Atualização às 12:37



Poster recebeu telefonema do Diretor de Redação do Correio do Tocantins, Patrick Roberto, esclarecendo que a pesquisa do Ibrape não foi encomendada pelo jornal.

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