BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Blog do Puty: Crescimento do país pode melhorar estimativas da receita

Crescimento do país pode melhorar estimativas da receita

O deputado Puty é relator da proposta de orçamento 2013 do governo. A perspectiva do governo é manter o controle da inflação, para fortalecer a economia interna, e garantir recursos para os programas sociais e manter a alta na oferta de empregos, que segundo o IBGE, em 2011, foi de 5,09%.

 PAC promove crescimento no Pará

O Pará gerou 51 mil novos postos de trabalho em 2011, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O balanço faz parte do Observatório do Trabalho do Estado do Pará. A oferta foi menor que a indicada em 2010, quando a Secretaria de Trabalho e Emprego do governo Ana Júlia registrou a abertura de 54 mil novas vagas.

Muitas dessas vagas foram impulsionadas pelo PAC no Pará, principlamente nas áreas da mineração e agroindústria ofertadas no interior do estado, cerca de 32 mil vagas.

Estimativas de crescimento no país

A presidenta também criou uma série de medidas e parcerias com o setor privado para promover o desenvolvimento econômico, criando condições para indústrias crescerem, flexibilizando impostos e acesso a créditos. No setor de transportes, da produção e distribuição de energia o governo vem aumentando a fiscalização, mas em contra-partida, motivando interesses para competitividade no mercado, aquecendo a economia.

O governo aposta em um crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a arrecadação aumenta de forma mais acelerada quando a economia cresce acima dos 4%. Puty acredita que o retorno da atividade econômica, esperado para este segundo semestre, vai incrementar a arrecadação do Imposto de Renda das empresas, com efeitos também em 2013.

O relator da receita do Orçamento da União para 2013, deputado Puty, afirma que espera um crescimento modesto da arrecadação governamental no próximo ano, apesar das quedas sucessivas dos tributos recolhidos pelo governo até junho. Na proposta orçamentária de 2013 (PLN 24/12), enviada pelo Executivo ao Congresso, a receita total foi estimada em R$ 1,23 trilhão e, segundo o deputado, há espaço para reestimativas. É nesse cálculo que se abre espaço para atendimento das emendas parlamentares e para as demandas que chegam ao Congresso de setores da sociedade e de órgãos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário