BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vox Populi tenta se explicar, eu disse tenta !!

O bafafá causado ontem nas redes sociais por conta da pesquisa Vox Populi que foi 'escondida' da população pelo Grupo ORM e cuja o suposto resultado vazou, tornou-se um fato impossível de ser ignorado, ou, na 'linguagem tucana', não foi possível "deixar pra lá".

Os rumores de que Edmilson teria ultrapassado Zenaldo ecoaram por toda cidade, inclusive fora do ambiente virtual, o que provavelmente fez com que as duas empresas envolvidas viessem a público manifestar seus esclarecimentos, ou melhor, suas tentativas de fazê-lo.

O Grupo Liberal, como patrão, cliente, impôs que a contratada assumisse a responsabilidade pela cagada, no que foi prontamente atendida. O Vox Populi entretanto, não conseguiu convencer ninguém de que não houve armação e sonegação do resultado. Segundo o instituto alega, o prazo para a divulgação dos resultados de pesquisas eleitorais podem ser estendidos a até 5 dias e dessa forma não teria acontecido nada de anormal.

Contudo, é fácil perceber que o argumento utilizado é 'conversa pra boi dormir', isso porque, primeiro, o TRE mencionou a data específica da publicação da pesquisa para o dia 24 e não 28 como alega o Vox. Segundo, não faz nenhum sentido metodológico publicar uma pesquisa no dia da eleição com dados tão distantes, sobretudo quando se sabe da ocorrência de fatos novos que podem mexer com as expectativas do eleitorado, no caso, o apoio da presidenta Dilma ao candidato Edmilson.

Leia abaixo a postagem da blogueira Franssinete, inclusive com a nota da Vox.

Blog da Franssinete Florenzano: Vox Populi assume responsabilidade

As Organizações Romulo Maiorana – que incluem o jornal O Liberal - divulgaram nota em que o Vox Populi, através de sua gerente de negócios, assume a responsabilidade pelo registro da pesquisa nº 00339/2012 no TSE. Mas o Instituto não esclarece o cerne da questão que desencadeou forte boataria ontem nas redes sociais: afinal, foi o próprio Tribunal Superior Eleitoral, em seu site oficial, que publicou ter sido feita a pesquisa entre os dias 23 e 24 de outubro, com data de divulgação marcada expressamente, no Sistema de Registro de Pesquisas da Justiça Eleitoral, para o dia 24.10.2012.


Hoje sairá nova pesquisa eleitoral, da lavra do cientista político Edir Veiga. Amanhã, o Diário do Pará veicula pesquisa de Ipespe, do cientista político Antonio Lavareda. E domingo O Liberal publica a pesquisa que tanta polêmica causou. Aguardemos. Até porque o que conta é o resultado nas urnas, daqui a dois dias.


Eis a íntegra da nota:


“As pesquisas eleitorais veiculadas nas redes sociais e atribuídas ao Vox Populi durante esta quinta-feira (25) não são verdadeiras. A gerente de Negócios do instituto de pesquisas, Marlene Marzinetti, esclarece que 'não existe resultado desta pesquisa, ainda, simplesmente porque o trabalho encontra-se em curso, razão por que, não há, de nossa parte, qualquer informação que possa dar origem a esses rumores'.


A circulação de uma falsa capa do jornal O Liberal motivou dúvida de leitores na internet. O setor jurídico das Organizações Romulo Maiorana (ORM) já identificou os responsáveis e está tomando as medidas judiciais cabíveis.


A responsabilidade do registro de pesquisa eleitoral é do Instituto Vox Populi. Obedecendo a legislação, a publicação do material deve ser realizada em um prazo mínimo de cinco dias após a data do registro.


'Qualquer pessoa pode verificar no registro desta pesquisa que a nossa coleta de dados aconteceu entre os dias 23 e 24 deste mês, e nesta quinta estamos realizando os procedimentos de controle de qualidade e entrada de dados', explicou Marlene.


A segunda pesquisa de intenções de voto contratada pela Delta Publicidade S/A (jornal O LIBERAL), junto ao Vox Populi, será publicada na edição deste domingo (28).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário