BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jatene: O governo da falácia !!

De novo o governo Jatene vai se valendo da falácia como instrumento de propaganda política e, infelizmente, contando com a ajuda de gente de boa fé ( ver Franssinete Florenzano - Revolução pela educação), que divulgam esses falácias como se verdades fossem.

As lorotas agora visam enrolar os novos prefeitos eleitos, contando com a sua habitual máquina de dissimulação de mentiras, a propaganda.

Contudo, mais uma vez, a mentira é facilmente desmascarada, veja:

- Recepção aos Novos Gestores

O governador Jatene reuniu com os prefeitos para dizer que "nunca antes' os prefeitos eleitos foram recebidos pelo governador, uma mentira sem tamanho, já que a ex governadora Ana Júlia, em 2008, recepcionou os novos gestores num grande evento de lançamento da Sala das Prefeituras, que aliais eu tive a honra de ser o seu primeiro coordenador, bem como para oferecer aos prefeitos uma bem elaborada cartilha com várias informações importantes para quem estaria iniciando uma gestão pública.

A Sala das Prefeituras, que era vinculada à Secretaria de Integração, foi criada para servir como facilitadora das ações governamentais que envolviam as prefeituras paraenses. Através dela o governo visava construir uma nova relação institucional entre o estado e os municípios, onde a Sala das Prefeituras serviria como mais um instrumento da política de integração regional, já que tinha como objetivo ajudar os municípios não só a dinamizar suas ações no âmbito do governo estadual, como também auxiliar os municípios na captação de recursos em geral.

O conceito da Sala das Prefeituras implantada no governo passado consistia em alguns pontos, tais como:

a) disponibilizar todas as informações municipais;

b) acompanhar as demandas dos municípios nas secretarias estaduais, evitando que os prefeitos passassem horas e horas 'pegando' chá de cadeira nessas diversas secretarias;

c) disponibilizar um espaço físico bem estruturado para que os prefeitos pudessem dispor enquanto estivessem na capital;

d) ofertar um conjunto de técnicos qualificados em elaboração de projetos, convênios e, inclusive com habilidades para manusear o Sistema de Convênios do Governo Federal;

e) entre outras ações.

Em sua primeira atividade a Sala das Prefeituras disponibilizou aos prefeitos uma Cartilha de Orientação aos Gestores Municipais, que abordava um conjunto muito rico de informações sobre o funcionamento do  governo estadual e da União. Também disponibilizou, principalmente aos novos prefeitos, um CD-ROM que dispunha todas as informações dos convênios e obras estaduais em execução, o que foi uma grande ferramenta, já que, infelizmente, é comum que o prefeito que chega encontre poucas informações disponíveis para iniciar sua gestão.

Outra importante ferramenta oferecida aos novos prefeitos pela ex governadora Ana Júlia, também através da Sala e da SEIR, foi uma cartilha com o "Passo a Passo da Transição", onde era apresentado os caminhos e as principais informações importantes para o processo de transição de governo. Cabe destacar que em alguns municípios a SEIR atuou diretamente, sedendo seus técnicos para ajudar no processo de transição.

Entretanto, e isso não é dito, o governador Jatene acabou com a Secretaria de Integração e, ato contínuo, com Sala das Prefeituras.


- Revolução na Educação

Também aos prefeitos o governador Jatene mencionou um tal 'pacto pela revolução na educação', mas uma grande falácia, primeiro porque os professores estão sendo desrespeitados visceralmente pelo governo e, segundo, porque o governador não tem moral para indicar a educação como prioridade quando viu seus aliados na Câmara Federal, no caso os deputados federais do PSDB, DEM e PPS, votarem contra a emenda que destinava os royalties do petróleo 100% para educação.

Quanta enganação !!


Um comentário:

  1. Franssi é gente muito boa. Tão boa que ainda crê no Simão Lorota. Acorda amiga, o que Simão Pescador diz não se escreve

    ResponderExcluir