BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Blog do Puty: Puty vai acompanhar no Pará a adesão ao programa d...

Puty vai acompanhar no Pará a adesão ao programa de redução de energia

No Pará, a Celpa solicitou um aumento de 12,7% na tarifa mesmo em pleno processo de avaliação do plano de recuperação judicial. O deputado Puty, mais uma vez com a mediação do Ministério Público Estadual, solicitou à justiça o impedimento desse aumento, até porque com nova empresa que comprou a Celpa a R$ 1 real no mercado, a população quer agora melhorias no serviço, depois de um prejuízo de três bilhões de reais, e mais de R$ 300 milhões de reais só de ICMS, que deveriam ser revertidos em serviços para população. Nesse caso do Pará, um novo aumento na tarifa não pode ser justificado, porque o serviço de distribbuição de energia no estado foi considerado o pior no país, pela Agência reguladora.

Agora, o mandato do deputado Puty, assim como os Ministérios Públicos Estadual e Federal acompanham se a concessionária de distribuição de enegia no Pará, hoje, Equatorial Energia, vai aderir ao apelo do Governo Federal para redução de tarifas em todo país, que vai ter um impacto no consumo residencial, e o governo espera que seja o início de uma pactuação, que vise as reais melhorias dos serviços. Essa fiscalização é para garantir que, no período de recuperação judicial a empresa no Pará, atente para os direitos e interesses sociais, que são bons serviços ea regularidade exigida pela reguladora.

O deputado Puty, agora como vice-líder do governo, tem a intensa tarefa fiscalizadora sobre o que diz respeito às políticas públicas do governo, principalmente no setor da economia, já que foi o único parlamentar do Pará que participou do Prêmio 'Congresso em Foco", como uma das melhores atuações no Congresso na área de "Desenvolvimento Econômico".

O Governo Federal tem a meta de atingir até 20,2% de redução das tarifas de energia em 2013.
A presidenta Dilma afirma que o tesouro nacional vai assumir alguns tributos como Cofins e PIS, para garantir essa diminuição. Por outro lado, o governo precisa das empresas geradoras e distribuidoras para ajudar a negociar a redução das tarifas. As concessões são públicas, e o governo quer pressionar pelas melhorias dos serviços que são essenciais à população e impactam diretamente nas economias estaduais e de um modo geral nas indústrias do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário