BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Blog do Puty - Mais pela educação - Parcerias com UFPA

Blog do Puty - Mais pela educação - Parcerias com UFPA

É sabido que o deputado Puty é professor da UFPa, que militou no movimento estudantil naquela universidade e entre tantas histórias para narrar, a luta dos estudantes pela meia-passagem no início dos anos 90. E de lá pra cá, Puty atua direta ou indiretamente nesse campo da educação como um amplo direito da sociedade, seja apresentando projetos, seja apoiando lutas, seja apresentando proposições para o desenvolvimento, a partir da educação, como a recente aprovação da UNIFESSPA na CFT, comissão da qual ele é membro na Câmara dos deputados.

Economia


Marcelo Bentes Diniz - Diretor do ICSA-UFPA

O deputado, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), este ano apoiou projetos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - projeto executado por um grupo de professores, estudantes, profissionais e técnicos dos cursos de Economia, Contabilidade, Serviço Social e Educação para apoiar empreendimentos comunitários que desenvolvem atividades econômicas de geração de emprego e renda. Os recursos de emenda também foram destinados à reforma do ICSA e bolsas de ensino e pesquisa.

Cidades Amazônicas
As ações de apoio a projetos da UFPa passam pelos temas de urbanismo (patrimônio, mobilidade urbana etc.), da educação, do desenvolvimento da Amazônia, pautas que Puty já trabalha no campo científico, e agora como parlamentar contribui para discutir, dar visibilidade às políticas públicas entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Autismo - Sociedade e Proteção Social


Equipe multidisciplinar do projeto "Aprende" do NPTC/UFPA
Temas como as políticas públicas para as deficiências relacionadas ao transtornos do autismo, que estão na pauta do Congresso, estão na agenda do deputado. E ele comemora que também pode apoiar um projeto, abrigado no Núcleo de Psicologia e Terapia Comportamental (NPTC/UFPA), o "Aprende", coordenado pelo professores doutores Romariz e Carlos.
"O projeto desenvolve em pequena escala ações de tratamento para pessoas com deficiência dos transtornos do autismo, e o tratamento prevê apoio de um núcleo multidisciplinar, que desenvolve pesquisas sobre metodologias do tratamento da doença. E funciona em parceria com hospital Betina Ferro, que é uma referência nesse tipo de diagnóstico." fala o Professor Romariz, um dos coordenadores do projeto.
"Portanto, aliar pesquisa e políticas públicas tem sido um esforço conjunto da presidenta Dilma e dos gestores universitários e de toda comunidade acadêmica, e eu como professor tenho obrigação e prazer de aderir", afirma o Deputado Puty.

Os professores e alunos comemoram, pois a prioridade desse apoio é para promover a qualificação de estudantes e docentes interessados num tema de grande relevância no campo da saúde, e ainda visa resultados científicos que possibilitam discutir na sociedade novas matrizes de tratamento de uma doença, que atinge cerca de 10 mil pessoas no Pará. A ideia é, no futuro, criar um Centro Integrado de Tratamento da doença, que atenda, prioritariamente, pessoas de baixa renda.

Em 2012, o investimento em projetos da UFPA, de emendas do deputado Puty chegou a R$ 2 milhões de 700 mil reais.

Em breve mais notícias sobre a parceria com a UFPA em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário