BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Em Paris, Dilma defende investimento e consumo para superar crise

Em Paris, Dilma defende investimento e consumo para superar crise
EFE – 13 minutos atrás

DESTAQUES EM MUNDO

Paris, 11 dez (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, que está em Paris para participar do "Fórum pelo progresso social: o crescimento como saída da crise", organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean Jaurès, defendeu na abertura do evento o estímulo ao investimento e ao consumo como um caminho para se combater a crise econômica na Europa.

Dilma afirmou que a crise no continente afeta o resto do mundo, atingiu uma fase crônica e "não parece estar perto de seu fim".

"Dificilmente se superarão as turbulências dos mercados e se conquistará a estabilidade financeira sem que se produza uma verdadeira união bancária" no seio da eurozona, com "um banco central que seja realmente prestatário de última instância", que permita a recuperação do crescimento nos países que compartilham a moeda europeia, algo "essencial para o Brasil e para o mundo".

Até agora, só se viu o "crescimento sistemático da pobreza e do desemprego" e a deterioração das classes médias, acrescentou a presidente.

"A opção preferencial a favor de políticas ortodoxas na maioria dos países ocidentais não solucionou a crise, nem do ponto de vista fiscal nem financeiro. Ao contrário, aumentou o desemprego, o desalento e a desesperança", acrescentou Dilma.

A governante defendeu "estímulos para o investimento e para o consumo" porque "quando se reduzem drasticamente as despesas, afeta-se a economia e se compromete o futuro".

No caso da Europa, disse Dilma, essas receitas fizeram cambalear "os pilares do bem-estar social, conquistado por milhões de mulheres e homens depois dessas duas experiências horríveis que foram as Guerras Mundiais".

Já o presidente da França, François Hollande, que também falou na abertura do fórum, afirmou que o crescimento, o emprego, a defesa do meio ambiente e a luta contra a desigualdade são fundamentais para "uma nova era" de progresso global.

O trabalho dos progressistas do mundo passa por construir "uma alternativa política ao liberalismo", ideologia cujas receitas estão "diretamente na origem" da crise econômica e financeira, opinou Hollande.

"O que faltou nos últimos anos? Uma doutrina? Sem dúvida. Mas sobretudo, uma unidade de ação", acrescentou o chefe do Estado francês, que defendeu "uma governança mundial renovada", que "não deve ir em direção ao ontem com a esperança vã de recuperar a idade de ouro", mas sim "criar uma nova era, abrir um outro tempo".

O presidente francês levantou a possibilidade de ser criado "um conselho de segurança econômica e social" como existe um de segurança nas Nações Unidas, ideia apoiada por Dilma em seu discurso.

Em relação à situação econômica da Europa, o presidente da França assegurou que é essencial incentivar a solidariedade e enviar uma "mensagem de esperança e de justiça a um mundo que duvida e se interroga".

"O apoio aos países mais fracos está, finalmente, a ponto de ser alcançado", acrescentou Hollande, partidário de se "reduzir o déficit e fazer reformas, mas também voltar a dar potência à Europa e capacidade para investir, reduzindo as desigualdades entre os países".

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário