BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Blog da Ana Júlia: Mais vexames do desgoverno Jatene: Ouvidoria da Segup é assaltada


Blog da Ana Júlia: Mais vexames do desgoverno Jatene: Ouvidoria da Se...

Deu no Amazônia Jornal

Nem mesmo o prédio da ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública (Segup) do Estado escapou da ação de bandidos, que invadiram o local ontem e aterrorizaram funcionários. O assalto ocorreu no início da tarde, na rua Presidente Pernambuco, ao lado da igreja da Trindade, bairro da Campina.

Treze pessoas estavam no prédio, incluindo a ouvidora Eliana Fonseca, que teve celular, joias e outros pertences roubados. Os funcionários foram obrigados a deitar no chão, enquanto os dois bandidos armados vasculhavam gavetas à procura de dinheiro e objetos de valor. A dupla deixou o local em uma motocicleta levando dinheiro, celulares e outros pertences das vítimas. Policiais do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil estiveram no prédio colhendo informações sobre o crime.

A ação durou aproximadamente 20 minutos. De acordo com a ouvidora, os bandidos arrombaram a porta da sala com um chute e anunciaram o assalto. 'Estávamos em reunião quando fomos surpreendidos com a entrada dos dois desconhecidos. Eles meteram o pé na porta e entraram com violência. Foi terrível, pois eles estavam armados e demonstravam muito nervosismo'.

Eliana Fonseca disse que os criminosos exigiram que todos deitassem no chão, enquanto eles vasculhavam bolsas e gavetas. 'Um dos funcionários tentou correr, mas foi impedido por um dos bandidos. Os funcionários tiveram que permanecer deitados no chão, pois os bandidos faziam ameaças', comentou a ouvidora, que tentou acalmar a dupla. 'Eles aparentavam nervosismo e descontrole, por isso tentava a todo tempo acalmá-los. Nessas horas o mais correto é manter o controle, por isso eu pedia que ficassem tranquilos'. Eliana falou de outros roubos e furtos no prédio. 'A fragilidade existe, tanto que não tem nem um mês que roubaram objetos aqui do prédio. Uma das portas aqui da minha sala está isolada justamente devido à fragilidade do prédio. É uma pena ter passado por isso dentro de um órgão da Segurança Pública', lamentou.

Polícia analisará imagens de igreja

Valdeci Santos Ferreira, que também trabalha no local, foi agredido por um dos criminosos. 'A ouvidora estava em reunião e nós ficamos na antessala da ouvidora conversando sobre assuntos religiosos. Nesse momento, os dois bandidos entraram já nos ameaçando. Eles pensavam que eu iria reagir, pois tentei correr para me proteger. Um deles me bateu e me fez deitar no chão. Foi uma sensação terrível que nunca havia sentido na vida, pois deixavam claro que poderiam nos matar. Levaram todo o meu dinheiro e o celular, mas graças a Deus estamos vivos', comentou.

Um funcionário do local que não se identificou confirmou que falta segurança no prédio. 'Aqui 90% dos funcionários são policiais militares que prestam serviços, mas mesmo assim não existe segurança. Qualquer pessoa entra livremente, pois não temos vigilância e nem câmeras de monitoramento. Como a entrada fica nos fundos, não tem como ninguém na rua verificar quem entrou'. O funcionário disse ainda que já encaminhou ofício à Segup solicitando mais segurança ao prédio. 'A Segup tem conhecimento da nossa situação, pois já informamos inúmeras vezes. Em setembro do ano passado mandamos um documento oficial solicitando câmeras e outros recursos de segurança, mas ainda não obtivemos resposta'.

A polícia solicitou imagens do circuito de segurança da igreja da Trindade, que podem ajudar na identificação dos criminosos. Até o final da manhã de ontem ainda não havia pistas dos bandidos.

O secretário adjunto operacional da Segup, coronel Mário Solano, informou que foram 'tomadas providências imediatas' após o roubo. Ele disse que as investigações sobre o assalto já estão sendo conduzidas pelos policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

---------------------------

Esta situação vexatória - um órgão da segurança pública ser assaltado por bandidos - mostra que o reino de fantasia de Jatene está ruindo. É preciso tomar medidas concretas para a segurança pública.

Em meu governo, criamos o programa de policiamento comunitário e implantamos 6 bases de segurança comunitária na região metropolitana. Hoje esta política foi abandonada e as bases viraram mini-delegacias. Implantamos o programa de capacitação em segurança comunitária que formou mais de 19 mil pessoas, destes mais de 16 mil somente nas polícias civil e militar.

Ampliamos os recursos aplicados no segmento segurança pública em mais de 60%, adquirimos armamentos, coletes, munição e veículos, contratamos 4.500 novos policiais civis e militares e articulamos um política de inteligência policial que proporcionou a queda nos índices de violência.

Jatene substituiu a Segurança Cidadã pelo Pró Paz, que atende só 2.00 pessos em um bairro de Belém, teve de devolver recursos para capacitação, fez um contrato duvidoso com uma empresa incluida na ficha de empresas inidôneas do TCU para locação dos veículos e comprou tablets.

Não dá mais para esconder o caos que toma conta do Pará. Nossa Senhora de Nazaré, protegei o nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário